Pássaros usam pele de cobra em ninhos e afastam predadores

Alguns pássaros usam pele de cobra nos ninhos para afastar predadores. É o que diz um novo estudo da Cornell University. É uma forma de afugentar até mesmo outros pássaros, por exemplo, já que são as principais presas das cobras. 

  • Este passarinho pré-histórico andava armado até os dentes
  • Pássaro com dois sexos tem um lado do corpo de cada cor

Para o estudo, os autores combinaram dados novos e históricos para mostrar que pássaros que montam os ninhos cobertos com pequenas aberturas – têm mais probabilidade de usar peles de cobra perdidas em sua construção do que pássaros que constroem ninhos abertos. Basicamente, a ideia é impedir que predadores comam os ovos.

“Uma história evolutiva de interações prejudiciais entre predadores de pássaros de corpo pequeno que são frequentemente comidos por cobras deve fazer com que esses predadores tenham medo de pele de cobra dentro de um ninho. Isso pode mudar a decisão sobre se eles vão ou não entrar em um ninho”, diz a equipe, em comunicado divulgado pela própria Cornell. O estudo foi publicado na The American Naturalist


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pele de cobra nos ninhos

Os pesquisadores quiseram entender se a pele de cobra poderia reduzir o “interesse” de predadores ou mudar comunidades microbianas de maneiras que beneficiem as aves.

Pele de cobra muda decisões de predadores em procurar ovos para comer nos ninhos (Imagem: David Clode/Unsplash)

Os pesquisadores colocaram dois ovos de codorna dentro de mais de 60 ninhos improvisados em caixas e 80 ninhos inativos para simular ninhos cobertos com pequenas aberturas e ninhos totalmente abertos. Alguns deles receberam peles de cobra; outros não.

A cada três dias, durante duas semanas, os pesquisadores suiram até os ninhos e verificar os ovos. O resultado: pequenos mamíferos e predadores de ninhos de aves visitaram ninhos abertos, enquanto apenas pequenos mamíferos visitaram as caixas-ninho (que representavam os ninhos cobertos).

“A pele de cobra reduziu a predação de ninhos em ninhos de cavidade, mas não em ninhos abertos. Isso destaca diferentes condições ecológicas e provavelmente explicam por que, entre as espécies, pássaros que nidificam em cavidades mostram esse comportamento com mais frequência do que pássaros que nidificam em copo aberto”, conclui o artigo.

Leia também:

  • Cérebro de pássaro brasileiro é elo perdido que explica inteligência das aves
  • Pássaro que se acreditava estar extinto há 140 anos é visto em Papua-Nova Guiné

VÍDEO | Pássaros usam pele de cobra em ninhos e afastam predadores

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.