BA: ex-coordenador de segurança de presídio onde 16 fugiram é preso

O ex-coordenador de segurança do Complexo Penal de Eunápolis (BA) Wellington Oliveira Sousa, de 51 anos, foi preso nesta sexta-feira (24/1) sob suspeita de envolvimento com a fuga de 16 detentos da unidade. O caso ocorreu em 12 de dezembro de 2024.

O que aconteceu?

  • Um ex-coordenador de segurança foi preso por suspeita de envolvimento com a fuga de 16 detentos de um presídio em 12 de dezembro de 2024, na Bahia. Foram apreendidos um carro e um celular com o suspeito;
  • A prisão do ex-coordenador ocorreu um dia após a ex-diretora do presídio ser presa por suspeita de facilitar a fuga dos detentos. Os dois suspeitos estavam afastados de seus cargos e ambos eram considerados foragidos;
  • De acordo com as investigações, a ex-diretora também é suspeita de ter ligações com uma organização criminosa que atua em Eunápolis (BA);
  • Um dos 16 detentos foragidos foi morto após uma troca de tiros contra policiais civis; outros 15 detentos continuam foragidos e o caso segue em investigação.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito foi localizado em um trecho da BR-101, na cidade de Governador Mangabeira (BA). Com Wellington, foram apreendidos um carro e um celular. Ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus (BA).

A prisão ocorreu um dia após a ex-diretora do presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, também ser presa por suspeitas de facilitar a fuga dos detentos. Ambos eram considerados foragidos e estavam afastados de seus respectivos cargos desde o dia da ação criminosa.

Prisão de ex-diretora

Na noite de quinta-feira (23/1), a ex-diretora do presídio foi presa por suspeita de ter facilitado a fuga dos 16 presos.

De acordo com as investigações, ela também é suspeita de ter ligações com uma organização criminosa que opera na cidade. Segundo a Polícia Civil da Bahia, a ex-diretoria teria facilitado o plano dos criminosos que efetuaram a invasão e fuga no centro de detenção.

Imagem colorida, ex-diretora suspeita de facilitar fuga de detentos - Metrópoles
Joneuma Silva Neres, ex-diretora de Presídio de Eunápolis

Ela foi presa na Avenida Getúlio Vargas, próxima a uma agência bancária, por volta das 21h. Com ela, foram encontrados aparelhos celulares, um caderno de anotações, R$ 8 mil em espécie, aparelhos celulares e chips telefônicos. Todos os itens foram apreendidos pelas autoridades e apresentados na delegacia.

Relembre o caso

A fuga dos detentos ocorreu em 12 de dezembro de 2024. Na ocasião, oito homens efetuaram disparos contra agentes de segurança e facilitaram a fuga dos internos. De acordo com a polícia, os criminosos tinham o objetivo de libertar o chefe da facção criminosa que comanda uma das regiões de Eunápolis, conhecido como “Dadá”.

Segundo a polícia, os outros 15 foragidos também são integrantes da organização criminosa. Pelo menos dois homens suspeitos de auxiliar nas fugas dos detentos já foram localizados.

Um dos 16 presos que fugiram morreu em 16 de janeiro deste ano, após uma troca de tiros com policiais civis. Ele chegou a ser socorrido e conduzido para o Hospital Regional de Eunápolis, porém, não resistiu aos ferimentos.

Com o foragido, a polícia encontrou colete balístico, drogas, celulares, uma arma de fogo e anotações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.