Enredo de livros viram trama de novelas nas redes sociais: entenda

Sabe aquele livro que você leu e amou, mas ninguém próximo consumiu a obra e não há com quem comentar sobre o assunto? Ou quando se cria na mente todo o universo do enredo, sonhando com uma possível adaptação audiovisual? Um novo modo de consumir literatura está viralizando nas redes sociais e atendendo a esses dois desejos: as book novelas.

Em um período que as novelas televisas enfrentam quedas significativas no interesse do público, leitores buscam por vídeos longos no YouTube que simulam uma história famosa contada como um folhetim, com direito a explicação dos cenários, pronúncia dos nomes e tudo o mais.

O termo viralizou após o influenciador digital Ricardo Villardo investir em vídeos longos onde conta, como uma fofoca entre amigos, a história de um livro viral.

Ricardo usou do universo das romantasias, livros que conquistaram o mercado editorial em 2024 e seguem em alta neste ano, para atrair o público. Corte de Espinhos e Rosas (ed. Galera), escrito por Sarah J. Maas, foi sua primeira aposta, além de Quarta Asa (ed. Planeta Minotauro), de Rebecca Yarros.

“Eu estava lendo Corte de Espinhos e Rosas e parei na página 90. Eu pensei: ‘Cara, eu tenho que falar com a galera sobre esse livro’. Aí eu peguei o celular, liguei a câmera e fiquei falando daquelas 90 páginas, como eu falaria com os meus amigos”, explica ele em papo com o Metrópoles.

E, de fato, deu resultado: além de viralizar nas redes com vídeos de humor sobre literatura, Ricardo, que também é ator, ficou conhecido como o influenciador das book novelas e conseguiu aproximar o público da leitura.

“[Os vídeos sobre livros] vão crescendo aos poucos, é muito diferente de um conteúdo de meme. As pessoas não têm esse hábito de leitura e quando veem um conteúdo sobre leitura já passa”, conta ele.

“Eu quero fazer projetos para o teatro que envolvam a leitura. Para mim, isso é o melhor dos mundos, conseguir trazer essa galera da internet para o palco e no palco falar também sobre leitura”, completa, afirmando ainda que recebe mensagens de pessoas dizendo que voltaram a ler por conta de seus vídeos.

Resenhas literárias

Apesar do termo voltada para as novelas ter viralizado agora, resenhas literárias não são novidade nas redes sociais. Influenciadores mais antigos costumavam fazer vídeos longos opinando sobre uma obra no YouTube, enquanto os mais recentes utilizam o TikTok para falar sobre um novo sucesso.

Assim como Ricardo, o influenciador Rodrigo de Lorenzi, conhecido como “o moço do vinho”, também investiu em uma mudança de formato para conquistar o público. Ele conta a história da obra como se estivesse conversando com um amigo, tomando uma taça de vinho e narrando de modo descontraído.

@rodrigodelorenzi Eu assisti a saga Crepúsculo pela primeira vez graças ao meu namorado e aqui está #BookTokBrasil #crepusculo #livrostiktok #crepusculotwilight ♬ som original – Rodrigo de Lorenzi
Adicionar aos favoritos o Link permanente.