Mais de 1 bilhão de ligações de spam são recebidas por mês no Brasil, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que os brasileiros recebem mais de um bilhão de ligações de telemarketing abusivo (spam) por mês. A informação aparece em documento enviado pela agência ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações), de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

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  • Ligações de spam: por que recebemos chamadas que ficam mudas e desligam?
  • Como identificar uma chamada de spam antes de atendê-la?

No documento, a Anatel diz ter bloqueado 184,9 bilhões de chamadas consideradas abusivas entre junho de 2022 e dezembro de 2024. Existem algumas regras para identificar se um contato de telemarketing é inoportuno ou não, como usar robôs para fazer pelo menos mil ligações por dia ou não adotar o prefixo 0303, usado para identificar números que vendem serviços — chamadas de cobrança, por exemplo, não entram na lista.

Dados sobre spam de telemarketing no Brasil

Segundo a Anatel, 85% das chamadas inoportunas são impedidas por mecanismos de bloqueio, mas 15% ainda chegam aos consumidores finais. Durante os últimos sete meses de 2023, foram 76,11 bilhões de ligações abusivas bloqueadas pela agência no Brasil.


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O número aumentou para 82,52 bilhões durante os primeiros sete meses de 2024, enquanto o total de chamadas foi mantido no mesmo período. O órgão não publicou os dados sobre os últimos meses do ano passado.

Ligações de spam podem ocorrer várias vezes por dia e nem sempre iniciam uma conversa (Imagem: Bruno De Blasi/Canaltech)

O que a Anatel considera como chamada abusiva

De acordo com as regras da Anatel, uma prática abusiva de telemarketing tem as seguintes características:

  • Contatos de telemarketing sem o prefixo 0303;
  • Fazer mais de 100 mil chamadas curtas (operadoras precisam reportar quais linhas ultrapassam 500 mil ligações no mês);
  • A chamada dura menos de seis segundos.

A agência reforça que as ligações que caem na caixa postal também entram na conta para identificar práticas abusivas. Além disso, as empresas de cobrança precisam ter um sistema de validação do CPF vinculado à conta. 

Nesse caso, vale destacar que nem toda ligação pode ser considerada abusiva pelos critérios mencionados — cobranças e chamadas feitas com o prefixo 0303 não necessariamente entram na lista. A Anatel não publicou dados totais sobre esses tipos de chamadas.

Como evitar receber ligações de spam

Muitas das chamadas de spam são feitas por robôs e desligam logo após serem atendidas. Quando alguém responde à ligação, o sistema tenta redirecionar a um agente disponível, mas isso nem sempre acontece porque os bots podem ligar para mais números do que o sistema de atendimento consegue comportar. 

As tentativas de contato são automáticas e visam identificar se um número ainda está ativo, mas podem incomodar as pessoas ao longo do dia. Confira algumas dicas para evitar essa situação:

  • Denunciar ou bloquear números com o prefixo 0303;
  • Usar o serviço Não Me Perturbe;
  • Usar aplicativos de terceiros com bloqueador de chamadas;
  • Bloquear chamadas de números desconhecidos (aqueles que não estão salvos na agenda).

Você ainda pode denunciar ligações de spam em canais oficiais da Anatel.

Leia também:

  • O que é spam?
  • Como bloquear chamadas desconhecidas | Guia Prático
  • Não Me Perturbe | Como bloquear telemarketing pela Anatel

VÍDEO: Como IDENTIFICAR uma chamada de SPAM

 

Leia a matéria no Canaltech.

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