Yahoo compra Artifact, app de notícias de criadores do Instagram

O Yahoo anunciou a compra do Artifact, aplicativo voltado para textos e notícias criado pelos fundadores do Instagram Mike Krieger e Kevin Systrom. O app foi lançado em janeiro do ano passado e encerrado um ano depois pelos fundadores, mas a gigante de mídia decidiu comprar a estrutura para incorporá-la aos próprios serviços.

  • Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do Yahoo
  • O que fazer se eu não conseguir entrar no meu Instagram?

Em comunicado à imprensa e aos investidores, o Yahoo confirma que o Artifact não vai funcionar como um app próprio — no lugar disso, a IA usada na curadoria dos feeds será integrada a outros serviços da empresa, como o aplicativo do Yahoo News, para reforçar sugestões personalizadas.

Sobre o negócio, a gerente geral do Yahoo News, Kat Downs Mulder, comenta que “o Artifact se tornou um produto amado, estamos animados para continuar o crescimento da tecnologia e nossa missão de virar um guia confiável para informação digital e o melhor curador, conectando pessoas aos conteúdos que mais importam para elas”.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Artifact surgiu como um app de curadoria de textos e notícias, mas não durou muito tempo (Imagem: Reprodução/Artifact)

Cofundador do Instagram e CEO do Arfitact, Systrom destaca o benefício que a inteligência artificial pode trazer com a aquisição: “a IA nos permitiu dar uma experiência melhor aos usuários, descobrindo bons conteúdos que importam para eles. O Yahoo reconhece essa oportunidade e não poderíamos estar mais animados para vermos o que vamos construir no Yahoo News”. Kevin Systrom e Mike Krieger vão atuar como conselheiros do Yahoo durante a transição da estrutura.

Começo e fim do Artifact

O Artifact foi lançado como um “TikTok de textos”: o algoritmo fazia uma curadoria de notícias, reportagens e colunas para criar um feed de acordo com os interesses de cada pessoa. Inicialmente, não deveria funcionar como uma rede social, mas aos poucos ganhou recursos para republicar conteúdos e seguir outras contas por lá.

Mesmo com o apelo para a curadoria de conteúdo, a plataforma nunca alcançou tanto sucesso de público, com pouco mais de 100 mil downloads na Google Play Store. O fim do Artifact foi confirmado em janeiro de 2024, a alguns dias de completar um ano de existência. Na ocasião, alegaram que o produto era algo querido por um grupo de usuários, mas que “as oportunidades de mercado não eram grandes o suficiente para garantir o investimento contínuo” na plataforma.

O app tinha alguns recursos interessantes, como modo de leitura para as notícias, um marcador para indicar clickbait (títulos exagerados que forçam que a pessoa clique na matéria para descobrir o assunto) e uma IA que recriava as manchetes. É provável que o Yahoo incorpore algumas dessas ferramentas para ajudar na personalização do conteúdo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • “Sol artificial” chega a 100 milhões de graus por 48 segundos
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
  • Eclipse lunar e meteoro bola de fogo são registrados no RS
  • Fabricante chinesa cria CPU em 14 nm para IA 90% mais barato que GPUs
  • 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais
  • 🤑 DESCONTÃO | Combo Galaxy Tab S9 FE e Buds FE em oferta imperdível
Adicionar aos favoritos o Link permanente.