Saiba quem é o político investigado por compra milionária de votos

A Polícia Federal (PF) investiga um esquema milionário de compra de votos que teria beneficiado o prefeito reeleito de Tucuruí (PA), Alexandre Siqueira (foto em destaque). A apuração faz parte da Operação Stall, deflagrada nesta quinta-feira (30/1), com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da Prefeitura de Tucuruí, em Belém e em Brasília. Durante a ação, foram apreendidos dinheiro, documentos, celulares e veículos.

Jato milionário

As investigações começaram após a prisão em flagrante de um policial militar, em outubro de 2024, que transportava R$ 1.149.300,00 em espécie em um jato de pequeno porte no Aeroporto Internacional de Belém.

O homem foi encontrado com o dinheiro em uma mala e uma pistola com quatro carregadores municiados, sendo autuado por porte ilegal de arma. Segundo a PF, a quantia seria usada para a compra de votos nas eleições municipais de 2024.

A aeronave, avaliada em R$ 11 milhões, foi apreendida. O piloto e o copiloto não foram detidos, pois não há indícios de envolvimento no crime eleitoral.

Após o flagrante, a Polícia Federal aprofundou a investigação e descobriu um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, no qual empresários e agentes públicos movimentavam valores ilícitos para financiar a campanha eleitoral de Alexandre Siqueira.

A operação desta quinta-feira busca confirmar a falsificação de documentos e o uso de empresas fantasmas para justificar os valores desviados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.