Em troca de ajuda, Trump quer acesso aos recursos minerais da Ucrânia

Como forma de “garantia” da assistência financeira que os Estados Unidos têm enviado para a Ucrânia, Donald Trump quer ter acesso a recursos minerais do país liderado por Volodymyr Zelensky. A declaração do presidente norte-americano aconteceu nesta segunda-feira (3/1).


Apoio de Washington a Kiev

  • Antes de assumir o seu segundo mandato, Donald Trump sinalizou que o apoio dos EUA à Ucrânia poderia ser afetado em seu governo. 
  • Desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022, os EUA têm sido o principal fornecedor de assistência para a Ucrânia. Dados do Instituto Kiel apontam que Washington já enviou mais de US$ 88 bilhões para Kiev, sendo quase US$ 60 bilhões em ajuda militar.
  • Nos primeiro dias de seu governo, Trump falou em ser um fiador das discussões de paz entre Rússia e Ucrânia. Até o momento, no entanto, nenhuma agenda no sentido foi divulgada.

Sem dar maiores detalhes, Trump afirmou que as negociações sobre o assunto estão em curso. Além disso, o presidente norte-americano revelou que o governo de Volodymyr Zelensky está disposto a acatar o pedido.

“Estamos procurando fazer um acordo com a Ucrânia onde eles garantirão o que estamos dando a eles com suas terras raras e outras coisas”, declarou Trump. “Eles têm grandes terras raras. Eu quero garantir os minerais de terras raras, e eles estão dispostos a fazer isso”.

Nas terras raras, há um conjunto de 17 elementos químicos que costumam ser utilizados em áreas de alta tecnologia, como a produção de energia limpa, fibra óptica, medicina nuclear e outros setores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.