Após 200 terremotos, “ilha instagramável” na Grécia tem fuga em massa

A ilha grega de Santorini, entre sexta-feira (31/1) e domingo (2/2), sofreu mais de 200 terremotos, que levaram à evacuação de quase 6 mil pessoas nas últimas 48 horas.

Os mais de 200 terremotos detectados entre Santorini e Amorgos chegaram à magnitude 4,6. O mais forte até agora na série de 200 abalos, de acordo com as autoridades.

4 imagens

Fuga da ilha

Gato sendo levado
Após 200 terremotos, "ilha instagramável" na Grécia têm fuga em massa
1 de 4

Pessoas saindo da Ilha

John Liakos/Getty Images

2 de 4

Fuga da ilha

John Liakos/Getty Images

3 de 4

Gato sendo levado

John Liakos/Getty Images

4 de 4

Após 200 terremotos, “ilha instagramável” na Grécia têm fuga em massa

John Liakos/Getty Images

O governo fechou as escolas nessa segunda-feira (3/2) e aconselhou que os moradores evitem grandes aglomerações em ambientes fechados e a fiquem longe dos portos. Até o antigo porto de Fira, logo abaixo da capital da ilha, foi classificado como perigoso.

Além das escolas de Santorini, as das ilhas vizinhas do Mar Egeu, Anafi, Ios e Amorgos foram fechadas no domingo (2/2).

Foi instaurado um comitê de emergência, que se reuniu no domingo e na segunda-feira para avaliar os riscos representados pelos últimos tremores.

Ilha dos terremotos

A ilha Santorini está habituada a sofrer terremotos, uma vez que fica sobre várias falhas geológicas. No entanto, o risco de tremores nunca havia impedido que quase 3,4 milhões de pessoas a visitem anualmente, número maior do que os 20 mil moradores de Santorini.

Em novembro de 2024, turistas foram avisados para evitar Santorini por causa do excesso de turismo na ilha.

A ilha faz parte do Arco Vulcânico Helênico, um dos campos vulcânicos mais ativos da Europa, que registrou mais de 100 erupções nos últimos 400 mil anos.

No entanto, segundo autoridades locais, a atividade sísmica atual é decorrente dos movimentos tectônicos que não parecem relacionados à atividade vulcânica. Especialistas destacam que o aumento da atividade sísmica em 2011 e 2012 não gerou nenhuma erupção.

O terremoto mais forte sentido em Santorini aconteceu em 9 de julho de 1956, com magnitude 7,5. O tremor foi seguido por um tsunami de 25 metros de altura. Pelo menos 53 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.