SP: Prefeitura fecha escola e avisa pais 1 dia antes da volta às aulas

São Paulo — Um dia antes do início do ano letivo na rede municipal, marcado para esta quarta-feira (5/2), a Prefeitura de São Paulo comunicou pais de alunos e educadores da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Patrícia Galvão que a escola seria temporariamente fechada, após uma vistoria da Defesa Civil alertar que um prédio vizinho ao local corre risco de desabar.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação, a vistoria foi realizada no dia 29 de janeiro pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que autorizou a realização de obras de contenção que serão iniciadas nos próximos dias. Apesar disso, o comunicado só chegou nessa terça-feira (4/2).

Em uma reunião de pais na manhã desta quarta-feira com representantes da Secretaria Estadual de Educação, foi informado que os 180 alunos e cerca de 20 educadores da Emei seriam transferidos para o Centro de Educação Infantil (CEI) São Domingos, no bairro Bela Vista, a cerca de 800 metros de distância.

O CEI é uma creche conveniada — unidades que funcionam em prédios que não são da prefeitura mas têm administração e funcionários das instituições em parceria com o município. Serão utilizadas três salas de aula da unidade, mas a secretaria não informou qual será o valor desembolsado.

Em nota ao Metrópoles, a gestão Nunes ressaltou que, apesar da interdição pela Defesa Civil, não foi identificado nenhum risco estrutural no imóvel da escola. “A mudança de endereço não causará impacto no calendário escolar e o retorno às aulas na Emei Patrícia Galvão depende dos reparos no prédio vizinho”, ressalta o texto.

O imóvel que corre risco de desabar sobre a escola faz parte do conjunto arquitetônico do antigo Colégio Visconde de Porto Seguro, tombado em 2022 pelo Condephaat. O conjunto de edifícios foi inaugurado em 1913 e conserva ainda suas características originais, um exemplar do período eclético de São Paulo. Em 1976, foi adquirido pelo governo estadual e restaurado, além de ter sido acrescido de novas construções.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.