Praias de nudismo: conheça 8 destinos no Brasil

Ganhando mais adeptos ao longo dos anos, a filosofia do naturismo promove o pensamento do contato constante com a natureza, tendo com uma de suas características a nudez na vivência comunitária. Entre os destinos mais procurados para realizar a prática estão as praias de nudismo, espalhadas pelo litoral brasileiro.

Imagem das pernas de uma pessoa com areia em frente a praia

Ao todo são oito praias de nudismo espalhadas por todo o Brasil – Foto: Freepik/ND

Segundo a FBrN (Federação Brasileira de Naturismo) existem oito oficialmente oito praias que permitem a realização da atividade, desfrutando da liberdade e da conexão com a natureza da maneira mais natural possível.

Praias de nudismo no Brasil: onde ficam?

As praias de nudismo no Brasil possuem regras de convivência e características particulares, que garantem a segurança e privacidade dos praticantes do naturismo.

As regulamentações ajudam a manter a boa relação entre frequentadores e comunidade local, sendo o respeito as individualidades o principal preceito a ser seguido.

Por isso, em sua maioria, as praias de nudismo tem a característica de serem cercadas pela vegetação, paredes de rochas e tem a natureza local mais preservada, garantindo a discrição de todos.

Conheça nos tópicos abaixo as 8 praias de nudismo no litoral nacional:

Praia de Tambaba, Conde (PB)

A costa do Nordeste é reconhecida por ter belas praias e na Paraíba, também há um reduto para receber os naturistas. É a Praia de Tambaba, localizada no município de Conde.

Reconhecida como a primeira praia a permitir o nudismo por lei municipal, a praia do Tambaba é dividida em duas partes: em um lado, o naturismo é praticado livremente, enquanto a outra área é voltada para famílias e não adeptos da filosofia.

A formação rochosa da praia de nudismo permite essa divisão, contando com falésias de até 20 metros de altura. Parte da Área de Proteção Ambiental, o local conta com piscinas naturais com águas claras.

O acesso à Praia do Tambaba é gratuito, sendo que o espaço voltado para o naturismo é devidamente fiscalizado, permitindo a entrada de pessoas sem peças de roupa.

Mulheres e casais tem acesso livre ao local, enquanto homens desacompanhados precisam apresentar o passaporte de naturismo atualizado.

Por sua beleza natural, o destino proporciona momentos de relaxamento e conexões com a natureza.

Praia paradiasiaca com grandes falésias

A praia de Tambaba é uma das mais famosas de nudismo no Brasil – Foto: Reprodução/ND

Localização: Conde, a 30km de João Pessoa

Praia de Massarandupió, Entre Rios (BA)

Também localizada no Nordeste, a Praia de Massarandupió é um destino paradisíaco em que a realização das atividades naturistas são permitidas.

Assim como Tambaba, possui falésias em sua formação, mas também possui dunas e coqueirais, deixando o ambiente ainda mais belo.

A prática do nudismo é consentida em 2 km da extensão da praia, sendo que a nudez é obrigatória e a entrada de homens desacompanhados é vetada.

Localizada em Entre Rios, na Bahia, a Praia de Massarandupió é conhecida por suas falésias e ambiente paradisíaco.

Com sua extensa faixa de areia, oferece espaço para naturistas desfrutarem da natureza em sua forma mais autêntica.

Junto a praia, há trilhas ecológicas, rios e outras paisagens que fortalecem a conexão dos praticantes com a natureza.

Para preservar a privacidade dos banhistas, é proibida a construção de qualquer tipo de empreendimento a menos de 300 metros da praia de nudismo.

Praia bela com coqueirais

Essa praia de nudismo também tem um visual exuberante – Foto: Reprodução/ND

Localização: Entre Rios, a 93 km de Salvador.

Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)

Reconhecida como a primeira praia de nudismo do Brasil, a Praia do Pinho fica em Balneário Camboriú, cidade que vem se tornando um destino mais procurado pelo turismo de luxo em Santa Catarina.

Localizada entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho, o acesso à Praia do Pinho é feita pela Rodovia Interpraias, em um trevo da BR-101.

Diferente das localizações antes citadas, a Praia do Pinho permite a entrada de crianças, idosos e de homens desacompanhados na faixa de areia, praticando o respeito a individualidade alheia.

Bem estruturada, a Praia do Pinho já foi listada como umas das melhores praias naturistas do mundo. Possui estacionamento, área para camping e restaurantes próximos.

Destino turístico, essa praia de nudismo é ambientalmente preservada, com ampla vegetação, possui areia grossa e o mar um pouco agitado, recomendando cuidado para os banhistas e frequentadores do local.

Praia próxima a rodovia

Praia do Pinho é a primeira reconhecida como praia naturista no Brasil – Foto: Divulgação/BC Convention/ND

Localização: em Balneário Camboriú, a 82km de Florianópolis

Praia Olho de Boi, Búzios (RJ)

A verdadeira definição de praia naturista isolada é a Olho de Boi, situada em Búzios, no Rio de Janeiro. Seu acesso é feito por uma trilha que tem início na Praia Brava e pode durar de 30 a 40 minutos.

Com apenas 50 metros de extensão, sua chegada é desafiadora, pois é bastante ingrime, fazendo com que os visitantes desçam um morro de 600 metros.

O visual, no entanto, compensa: uma pequena faixa de areia, com rochas que garantem a privacidade dos banhistas e um mar de cor azulada.

Na praia, a prática do nudismo é obrigatória, dispersando assim a atenção de curiosos. Por quase não ter infraestrutura, o ideal é levar guarda-sol, cadeiras, bebidas e comidas para passar o dia em contato com a natureza.

Praia em meio a vegetação com águas cristalinas

Bem pequena, a Praia Olho de Boi tem acesso bem limitado – Foto: Rodrigo Soldon/ND

Localização: Em Búzios, a 177km da capital Rio de Janeiro

Praia do Abricó, Rio de Janeiro (RJ)

Única representante da capital carioca na lista, a Praia do Abricó tem um histórico antigo da prática do naturismo, datando dos anos 70. Entretanto, o reconhecimento oficial por lei foi obtido apenas em 2014.

Próxima à Reserva de Grumari, a praia de nudismo fica à esquerda da área comum, entre grandes pedras e possui extensão de apenas 250 metros.

Com acesso aberto a todas as idades, incluindo idosos e crianças, a praia tem um belo cenário para a praticar a filosofia naturista.

A nudez no local é obrigatória, sendo que a entrada de animais domésticos e a realização de acampamentos é proibida.

Praias com pedras e águas claras

Abricó é a única praia de nudismo oficial na capital do Rio de Janeiro – Foto: Reproduçã/ND

Localização: Na Barra da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro

Praia de Pedras Altas, Palhoça (SC)

Presente na lista FBrN, a Praia de Pedras Altas não conta com lei municipal que estabelece o local como praia de nudismo, mas com mar calmo e espaço reservado, o local virou ponto de concentração dos naturistas.

O mar é tranquilo, sem ondas, o que é perfeito apreciar o tempo sem pressa. Próximo ao local, há uma boa estrutura com pousada, restaurante, área de camping e estacionamento.

O acesso é limitado, partindo da Enseada de Brito, em uma pequena trilha.

Praia com árvores e anuncio de naturismo

Praias de nudismo em Santa Catarina: Praia de Pedras Altas não possui lei específica, mas é visto como reduto naturista – Foto: Divulgação/Setur/Palhoça/ND

Localização: Em Palhoça, a 44km de Florianópolis

Praia de Barra Seca, Linhares (ES)

A praia de nudismo em Barra Seca, no Espírito Santo, ocupa 200 metros de extensão de uma praia com mais de 10 km.

Uma característica peculiar, é como se trata de uma ilha, o acesso à Praia de Barra Seca é feita apenas de barco.

Com ondas fortes em determinadas épocas do ano, possui águas esverdeadas e vegetação de restinga nas orlas.

A praia de nudismo é divida entre duas partes, uma delas voltada apenas para casais e sócios do NatES (Naturistas do Espírito Santo), enquanto a outra parte é para adeptos do naturismo que frequentam o local sozinhos.

Praia com aspecto deserto

A praia de Barra Seca é a única praia de nudismo no Espírito Santo – Foto: Reprodução/ND

Localização: Em Linhares, a 200 km de Vitória.

Praia da Galheta, Florianópolis (SC)

Outra praia de nudismo de Santa Catarina é de Galheta, que fica na capital Florianópolis. Por ficar próxima da Praia Mole, uma das mais frequentadas da cidade, acaba tendo uma ampla procura.

Com areia fina, vegetação nativa e mar com águas cristalinas, a Praia de Galheta é marcada pelas pedras lisas ao longo de sua extensão de 950 metros.

O naturismo é praticado na região desde a década de 80, mas a lei municipal nº 10.100/2016, assinada pelo então prefeito César Souza Junior, revogou a legislação anterior, tornando a Galheta em uma Unidade de Conservação.

Nessa nova lei, o nudismo não passou a ser diretamente proibido, mas também não foi feita uma previsão para sua permissão.

Dessa forma, não há hoje um dispositivo jurídico que regulamente a prática na Praia da Galheta, tornando o assunto um alvo de discussões e controvérsias.

Localização: em Florianópolis, a 14km do centro da cidade

Qual a diferença entre naturismo e o nudismo?

Muitas vezes os termos naturismo e nudismo são tratados como sinônimos, mas há uma sutil diferença entre eles.

O naturismo é entendido como um estilo de vida, relacionado ao contato constante com a natureza.

Conforme a Federação Internacional do Naturismo, o movimento pode ser explicado como “um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez comunitária com a intenção de incentivar o respeito próprio, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente”.

Entre as atividade praticadas pelos naturistas estão nadar e fazer trilhas sem roupas. Para isso é necessário que todos os participantes se sintam bem com sua própria nudez, sempre respeitando os limites do próximo.

Mulher de costas e de top less em frente ao mar

O naturismo prega por um estilo de vida mais livre e de maior contato do corpo com a natureza – Foto: Getty Images/Reprodução/ND

Já o nudismo foca na liberdade de estar nu e na sensação física do conforto.

Assim, a  diferença, está na proposta de que o naturismo incorpora uma abordagem filosófica e que busca uma harmonia entre o indivíduo, a sociedade e a natureza, tendo maior profundidade em seu conceito.

Regras de convivência nas praias naturistas

Visto que o naturismo é uma filosofia de vida que prega o respeito e a conexão, ao frequentar as praias de nudismo, os visitantes precisam conhecer alguns princípios para tornar a convivência o mais agradável possível.

  • Antes de tudo, pesquise se o nudismo no local é regulamentado ou opcional. A partir dessas informações, não haverá o ruído de comunicação.
  • Manter a higiene pessoal é essencial, então o ideal é levar seus próprios itens e usar toalhas e cangas ao sentar na faixa de areia.
  • Respeito é o lema do naturismo, sendo assim é preciso mantê-lo como prioridade. Procure evitar o olhar fixo para os outros ou fazer comentários inadequados. Todos devem se sentir confortáveis.
  • Mantenha a privacidade: tirar fotos sem a autorização da pessoa é expressamente proibido nesses lugares. Se quiser registrar a paisagem, garanta que ninguém está aparecendo nas imagens.
  • Não pratique atos sexuais: é terminantemente proibido, em qualquer praia, praticar qualquer ato obsceno e sexual, da mesma forma como não é permitido constranger pessoas devido a essas práticas.

Seguindo esses preceitos, todos poderão ter uma boa visita a essas praias e aproveitar o dia da melhor maneira possível.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.