Volume recorde: saiba por que chuvas de verão estão tão intensas

Grande parte do país está sendo castigada pelas chuvas intensas de verão. O período é historicamente marcado por grandes volumes de precipitações, porém este ano diversos estados estão registrando volumes recordes para a estação.


O que explica as chuvas intensas?

  • De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas registradas em boa parte do Brasil foram potencializadas por três sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
  • Combinados, o ZCAS, ZCIT e VCAN intensificam as chuvas em grande parte do país.
  • Nesta quarta-feira (5/2), áreas de Alagoas e Pernambuco estão sob alerta vermelho de chuvas intensas. Nesses locais, as precipitações estão associadas à atuação do VCAN e à ZCIT.

7 imagens

Jardim Pantanal é atingido por fortes chuvas há três dias

Bairros ao redor do Rio Tietê estão embaixo d’água após chuva
Alagamento na Marginal Tietê, altura da ponte das Bandeiras
Tempestade escureceu céu em São Paulo
Tempestade com raios atinge São Paulo
1 de 7

Após tempestades, chuvas devem ser mais curtas em SP nos próximos dias

Reprodução/ Climatempo

2 de 7

Jardim Pantanal é atingido por fortes chuvas há três dias

William Cardoso/ Metrópoles

3 de 7

Bairros ao redor do Rio Tietê estão embaixo d’água após chuva

Reprodução

4 de 7

Alagamento na Marginal Tietê, altura da ponte das Bandeiras

Defesa Civil

5 de 7

Tempestade escureceu céu em São Paulo

Leonardo Amaro/Metrópoles

6 de 7

Tempestade com raios atinge São Paulo

Cesar Sacheto/Metrópoles

7 de 7

Chuva derruba muro sobre carros, alaga casas e deixa gente ilhada no DF

Material obtido pelo Metrópoles

A Zona De Convergência Intertropical (ZCIT) é um “grupo” de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial. O ZCIT se desloca para o hemisfério sul no fim do verão e início do outono, principalmente entre os meses de março e abril, quando tem maior influência na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Mesmo assim, o sistema ainda pode atuar também nos meses de fevereiro e maio e, dessa forma, provocar um período chuvoso maior.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema meteorológico que aumenta o volume e a frequência de chuvas em regiões do Brasil. Ela é mais comum no fim da primavera e durante o verão. A ZCAS influencia nas chuvas principalmente em partes das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e até em uma porção do Nordeste.

O VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis) é um sistema meteorológico de baixa pressão que se forma na alta troposfera, geralmente caracterizado por um centro mais frio que suas bordas.

Esses vórtices, também conhecidos como “baixas frias”, podem se originar no Oceano Pacífico e, ao cruzar os Andes, influenciam o clima em regiões como o Sul e Sudeste do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, causando instabilidade e precipitação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.