Curso técnico abre portas para entrar no mercado da tecnologia

Com a evolução tecnológica e a alta demanda de profissionais da área, a alternativa do curso técnico se tornou um caminho mais rápido e atualizado para quem quer trabalhar no setor. Um mercado em expansão é o de desenvolvimento de sistemas, ideal para quem quer entrar no universo tecnológico.

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF), de 2022 para 2024, cresceram em 80% as matrículas em cursos na área da tecnologia.

O técnico em desenvolvimento de sistemas é responsável por especificar, projetar e coordenar o desenvolvimento de software e banco de dados, levando em conta o preceito conceitual e ferramentas da engenharia de software, linguagem de programação e banco de dados que possibilita o aperfeiçoamento e a viabilização de atividades produtivas e de serviços.

Daiane Ribeiro, de 39 anos, se forma no curso em agosto deste ano e conta que o primeiro passo para se arriscar em uma nova área veio repleto de dúvidas, mas que confiou no irmão que afirmou que ela “levava jeito com tecnologia”.

Meu irmão sempre me disse que eu tinha muita habilidade para tecnologia e eu nunca achei que fosse possível, já que ao olhar os códigos, não entendia nada. Em 2023, após uma demissão sem muita explicação, resolvi escutar o conselho do meu irmão e começar a estudar sozinha em casa. Em 2024 eu procurei o Senac para me especializar na área e consegui por meio do PSG [Programa Senac de Gratuidade] a vaga para estudar.”

A aluna também revela que tinha receio de entrar na profissão por ter começado a estudar tarde, mas logo foi surpreendida com um mercado receptivo, que abriu portas para a graduação. “Eu achava que o mercado não aceitaria bem alguém que começou a estudar tarde e que anteriormente não tinha nenhum tipo de contato com tecnologia. Pelo contrário, fui bem aceita em um meio cheio de pessoas jovens. Entrei na faculdade e já estou estagiando na área”, relata.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o curso é perfeito para quem quer entrar na área e que possui muita aderência com o mercado de desenvolvimento de softwares. ” Ele (o curso) vai tratar de algoritmo, banco de dados, soluções mobile e desenvolvimento de aplicações. É bem completo para que esse profissional possa sair preparado para os desafios do mercado de trabalho.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.