Macron convida novo presidente da Síria para visitar a França

Em mais um avanço na integração internacional da Síria após a queda de Bashar al-Assad, o atual presidente do país, Ahmed al-Sharaa, foi convidado por Emmanuel Macron para visitar a França. A informação foi divulgada pela presidência síria nesta quarta-feira (5/2).


Novo governo da Síria

  • Rebeldes chegaram ao poder na Síria em dezembro de 2024, após décadas de guerra civil.
  • Apesar de derrubarem Bashar al-Assad, os rebeldes liderados por Ahmed al-Sharaa viraram alvo de desconfiança por conta do passado ligado do jihadismo.
  • Ainda assim, o governo interino da Síria tem recebido sinalizações positivas de atores importantes como a ONU, países da Europa e os EUA. Ambos já expressaram o desejo de cooperar na reconstrução do país.

6 imagens

1 de 6

Arte Metrópoles

2 de 6

Arte Metrópoles

3 de 6

Arte Metrópoles

4 de 6

Arte Metrópoles

5 de 6

Arte Metrópoles

6 de 6

Arte Metrópoles

Em um comunicado, o governo interino da Síria informou que o convite foi feito durante uma ligação telefônica entre al-Sharaa e Macron. A data para a visita ainda não foi divulgada.

Na conversa, o líder francês parabenizou o ex-jihadista por assumir a presidência síria, no último dia 29 de janeiro, e prometeu levantar sanções que foram impostas durante o regime de Bashar al-Assad. 

Antes do contato direto com al-Sharaa, o governo Macron já havia enviado uma delegação a Damasco para discussões a cerca do futuro da Síria. 

O afrouxamento de punições econômicas contra a Síria já foi adotado por alguns atores internacionais, como os Estados Unidos e a União Europeia (UE), sob a justificativa de ajudar na recuperação do país devastado por uma guerra civil que durou 13 anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.