7 melhores jogos exclusivos para Xbox Series

Apesar da Microsoft quebrar o formato de exclusividade, o Xbox Series continua com algumas experiências que você pode encontrar apenas no console da atual geração. Ainda que todas as experiências lançadas também possam ser encontradas nos PCs, elas não estão disponíveis em plataformas como o Nintendo Switch ou PlayStation 5.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
  • 17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular

A intenção da companhia e da Xbox Game Studios é ampliar a presença de sua marca, independentemente se ele for lançado em seus dispositivos ou nos da concorrência. Porém, algumas franquias ainda permanecem sob suas asas.

Nós do Canaltech reunimos os 7 jogos de Xbox Series que você pode encontrar apenas na plataforma, se considerarmos que não existem outras versões nos demais consoles de mesa e que são experiências sem qualquer previsão de chegarem nas rivais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os 7 melhores jogos exclusivos de Xbox Series

7. Senua’s Saga Hellblade 2: desafios da mente

Extremamente aclamado pela mídia e pelo público, Senua’s Saga: Hellblade 2 é uma jornada cheia de emoção e conflitos que mostra a profundidade da psique humana e sobre os problemas de nossa mente. No capítulo, acompanhamos Senua – a guerreira atormentada – que desbrava as congeladas terras nórdicas. 

A experiência no Xbox Series é ainda mais imersiva graças ao poder gráfico da Unreal Engine 5, que traz uma fidelidade visual ultrarrealista e também ao seu sistema de áudio binaural (uma técnica de ilusão acústica que simula o áudio 3D). Tudo isso em conjunto apresenta uma aventura emocionante e cheia de camadas para se refletir.

 

6. Microsoft Flight Simulator: alta fidelidade ao mundo real

Se tem algo que destaca Microsoft Flight Simulator dos demais grandes jogos de Xbox Series é a atenção aos seus detalhes. O simulador de pilotagem não apenas recria as mecânicas do painel de controle de um avião, mas também as diversas condições climáticas, criação de mapas do mundo real em escala 1:1 e o trabalho que realizaram recriando com fidelidade diversos aeroportos e pontos turísticos ao redor do planeta.

A versão de 2024 vai além e traz novos modos para o jogador explorar, como os aviões de resgate – feitos para salvar pessoas de locais inóspitos ou altos demais para se alcançar com veículos convencionais. Somado ao comprometimento que tiveram com o Brasil, trazendo naves nacionais e parcerias pontuais (como no caso da Embraer), é uma experiência que vale a pena contemplar.

 

5. Valheim: explore, construa e conquiste

Ainda que esteja apenas em acesso antecipado e não pertença à Xbox Game Studios, Valheim merece um grande destaque dos jogadores por suas infinitas possibilidades. Na aventura você é um guerreiro nórdico que tem de explorar as terras geladas formadas proceduralmente – enquanto reúne equipamentos para construir sua base e conquista seus inimigos.

O jogo de sobrevivência viking não tem apenas o frio como seu maior oponente, como outros guerreiros, criaturas com sede de sangue e ameaças que desafiam a sua mente. A melhor parte é que poderá se reunir com seus amigos no multiplayer coop, aumentando as chances de todos vencerem os principais desafios. 

 

4. STALKER 2 Heart of Chornobyl: suporte da Microsoft

STALKER 2 é outro caso em que a Xbox Game Studios não foi responsável por seu desenvolvimento, mas participou ativamente do processo de tirar o projeto do papel. Como o estúdio estava no meio do conflito entre Ucrânia e Rússia, a Microsoft decidiu ajudar suas operações – desde a transferência da equipe para outro país até em partes do próprio processo de desenvolvimento.

O resultado disso foi STALKER 2: Heart of Chorbonyl chegando nos consoles de mesa exclusivamente no Xbox Series. Na experiência, temos um FPS de sobrevivência e terror, onde terá de explorar um local desolado pela radioatividade para obter recursos e riquezas – com o fim de juntar o suficiente para comprar um lugar onde poderá repousar. No entanto, as coisas que verá e enfrentará podem querer outra coisa.

 

3. Halo Infinite: Master Chief se mantém no Xbox

Halo Infinite é o sexto game da franquia principal e um dos poucos que nunca apareceram em outros consoles fora do Xbox Series. A aventura se passa muitos anos após os eventos de Halo 5: Guardians, mostrando que Master Chief não tem um dia de sossego e é despertado para enfrentar uma nova guerra. 

Com ambições maiores, a 343 Industries preparou um grandioso mapa de mundo aberto para correr – enquanto confronta hordas de inimigos e avança contra as tropas dos “Banidos”. Além disso, seu multiplayer online também merece destaque por ter uma ampla gama de modos disponíveis e mapas – atraindo uma legião de fãs para as disputas online.

 

2. Forza Motorsport: um simulador de respeito

O simulador Forza Motorsport, do seu início até os dias atuais, se mantém apenas nos consoles da Microsoft e é rival de uma das maiores franquias de corrida da Sony: Gran Turismo. Enquanto temos muitos jogos de corrida arcade, esse é voltado para o mercado de simuladores – com aspectos extremamente realistas e fidelidade à forma como se pilota no mundo real.

E para isso, obviamente, temos um conjunto impressionante de veículos, pistas e modos disponíveis para o público correr. Seja no ambiente offline ou online, sua função é seguir os passos da franquia de sucesso (que tem seis antecessores, com dois deles disponíveis no Xbox Series através da retrocompatibilidade). 

 

1. Starfield: viaje ao espaço com o Xbox Series

Starfield foi o último grande lançamento do time de desenvolvimento principal da Bethesda, com a promessa de um universo expandido da mesma forma como vimos em franquias como Fallout e The Elder Scrolss – só que, com um diferencial: no espaço sideral.

Ainda que muitos games do Xbox Series tenham sido anunciados e lançados no PS5 e Nintendo Switch, este título se manteve apenas no console da Microsoft (e nos PCs), segurando a experiência para aqueles que continuam “fiéis” à fabricante. 

 

Lançamentos do Xbox Series não têm mais exclusividade

Vale notar que a Microsoft desmontou, quase que completamente, seu sistema de jogos exclusivos no Xbox Series e muitos deles já estão previstos para chegar em outras plataformas – como o PS5 e o Nintendo Switch (assim como seu sucessor, o Nintendo Switch 2).

DOOM: The Dark Ages e Indiana Jones e o Grande Círculo são alguns deles, previstos para aterrissar no PlayStation 5 neste ano de 2025. O mesmo vale para Forza Horizon 5, que será a estreia da franquia no console da concorrência.

Porém, ainda há esperanças para quem busca ter experiência com jogos exclusivos no Xbox Series. Avowed, da Obsidian, terá seu lançamento apenas no videogame da Microsoft. Se isso será temporário ou não, resta ao tempo nos dizer. 

Por enquanto, temos os seguintes 7 jogos exclusivos no Xbox Series:

  1. Starfield
  2. Forza Motorsport
  3. Halo Infinite
  4. STALKER 2: Heart of Chornobyl
  5. Valheim
  6. Microsoft Flight Simulator
  7. Senua’s Saga: Hellblade 2

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • Xbox Game Studios anuncia Ninja Gaiden 4 para o PlayStation 5
  • Phil Spencer garante que mais jogos Xbox chegarão ao PlayStation e Nintendo
  • PlayStation pode abandonar exclusividade de seus jogos, diz CEO da Moon Studios

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.