20 jogos que completam 20 anos em 2025

20 anos nos afastam de 2005, um ano em que grandes jogos foram lançados e marcaram toda a indústria gaming naquela década. Se em 2025 nós temos o PS5 e Xbox Series, naquela época estávamos ainda com o PlayStation 2 e o GameCube como as duas maiores presenças no mercado – enquanto o Xbox lutava por um espaço no mercado.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 jogos que completam 10 anos em 2025
  • Lançamentos de jogos mais aguardados de 2025

Nesta lista, vamos relembrar os 20 títulos lançados há duas décadas – sejam eles obras premiadas ou que são lembradas e carregam um grande legado até os dias atuais. A regra é clara: se foi marcante para uma grande franquia ou para um grande número de fãs, você encontrará aqui.

Além disso, nós do Canaltech também buscamos trazer um pouco mais do que fez a diferença na indústria gaming – com jogos que foram lançados há 20 anos impactando até mesmo o que é visto atualmente. Prontos ou não, a viagem no tempo vai começar e esperamos que se recorde dos “bons momentos” que cada um deles nos trouxe um dia.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

20 jogos que completam 20 anos em 2025

20. Resident Evil 4: clássico do terror

Falar do ano dos jogos que foram lançados há 20 anos sem citar Resident Evil 4 seria um grande pecado – tanto com a franquia quanto com seus fãs. Ele não é apenas um dos melhores capítulos da série de survival horror, como também um game que continua cativando até os dias atuais. Não é à toa que a Capcom remasterizou RE4 para quase todos os consoles depois disso, assim como trouxe um remake em 2023.

Leon S. Kennedy não é mais um policial iniciante, mas sim um agente que protege o presidente dos Estados Unidos. Quando sua filha é sequestrada, ele para em outro lugar que foi tomado por um vírus mortal e terá de usar toda sua experiência para vencer os novos desafios – incluindo chefões colossais e algumas motosserras no seu caminho.

Leon não é mais inexperiente e a aventura toma novas proporções (Imagem: Reprodução)

19. God of War: início da jornada de Kratos

20 anos atrás, a Santa Monica Studios apareceu com a ideia de contar uma história sobre um guerreiro espartano, movido pela pura e simples vontade de se vingar do deus da guerra pela morte de sua esposa e de sua filha. E a partir disso, Kratos e God of War se transformaram em um dos maiores ícones do hack ‘n slash e da PlayStation. 

É impossível não se prolongar ao lembrar do movimento das lâminas do caos, dos grandes e imponentes chefões, assim como todo o ódio que o personagem tinha em relação ao panteão grego transparecendo a cada ataque. A jornada teve quatro sequências diretas, alguns spin-offs e alguns milhões de fãs espalhados por todo o planeta até os dias atuais. 

God of War marcou a indústria gaming 20 anos atrás (Imagem: Reprodução)

18. Forza Motorsport: destinado à grandeza

Se no PlayStation temos Gran Turismo, a Microsoft levou para seu primeiro Xbox o simulador Forza Motorsport. O título se tornou uma das maiores franquias de seus consoles, ao lado de Gears e Halo – criando uma legião de pessoas apaixonadas por corridas. 

É importante notar que seu spin-off, Forza Horizon – focado em ambientes de mundo aberto e competições urbanas – acabou ganhando tanto destaque quanto a linha principal e hoje os dois dividem os holofotes. Sua importância é tanta que apenas da linha Motorsport tivemos seis sucessores, enquanto “Horizon” já teve cinco games. 

Forza Motorsport se apresentou como um rival para Gran Turismo (Imagem: Reprodução)

17. Grand Theft Auto San Andreas: campeão da nostalgia

Todos os GTA acabam participando de grandes transformações e Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos maiores lançamentos da Rockstar na década dos “2000”. Lançado há 20 anos, o título trouxe CJ e todo um universo de melhorias para uma franquia já bem estabelecida – com a adição de vários recursos, incluindo o multiplayer cooperativo. 

É impossível não se lembrar do corredor onde começa a experiência, que já se tornou uma marca registrada daquela época. Todo gamer que se preza se recorda da iluminação de fim de tarde, uma bicicleta parada no canto direito da tela e todo o mapa que poderia explorar a partir daquele ponto. Ele é um marco importantíssimo na história dos games.

GTA San Andreas foi responsável por muitas aventuras em 2005 (Imagem: Reprodução)

16. Guitar Hero: seja o guardião do rock & roll

Falando em participar de transformações na indústria gaming, Guitar Hero é um daqueles jogos que se passaram 20 anos e continua atual. Sua tarefa é simples e não tem muito o que se refletir: pegar uma guitarra e se transformar no maior guardião do rock & roll que já existiu.

As coisas ficaram ainda mais insanas quando o título da Harmonix passou a receber o suporte de acessórios como a guitarra produzida para o game – algo que muitos fãs lembram com carinho até os dias atuais e que deixou saudades em grande parte destes.

Astros do rock e dos games também merecem destaque (Imagem: Reprodução)

15. Shadow of the Colossus: colosso que vai além do nome

Explorando um pouco os jogos “contemplativos”, o designer Fumito Ueda apresentou um mundo devastado para Wander explorar. Com um cavalo e uma espada, seu objetivo em Shadow of the Colossus é encontrar os 16 colossos que vagam por lá e derrubar cada um deles. Assim, conseguirá despertar sua amada, que está sofrendo com uma maldição. 

Dizem que os melhores jogos nascem das ideias mais simples, e foi justamente este o caso do título lançado há 20 anos. Seu gameplay, combates memoráveis e toda a estrutura de seu final impactaram tanto no PlayStation 2 que a Sony não conseguiu deixá-lo para trás – com um remake sendo lançado também no PS4 em 2018. 

Caçar colossos em Shadow of the Colossus era um evento a parte (Imagem: Reprodução)

14. Psychonauts: desafios na sua mente

Produzido pela Double Fine Productions, Psychonauts é um dos maiores jogos de plataforma de toda uma geração. Enquanto o “Super Mario” continuava enfrentando Bowser e outros vilões, vimos cada vez menos de Crash, Spyro, Rayman e outros deste gênero. E é justamente aí que foram trazidas as minúsculas figuras para o público.

O primeiro capítulo desta história é sobre Razputin, um jovem que deseja entrar para o esquadrão de elite que dá nome ao game. No entanto, um vilão sequestrou cada um dos seus futuros aliados e resta ao personagem usar seus poderes psíquicos como telecinese, levitação e projeção mental para salvá-los. 

Psychonauts é uma verdadeira viagem à mente humana (Imagem: Reprodução)

13. The Legend of Zelda Minish Cap: um pequeno gigante

Cada The Legend of Zelda tem uma história marcante e com Minish Cap, lançado no Game Boy Advance, não foi diferente. Na aventura, Link vê mais uma vez a princesa de Hyrule em perigo e ganha um aliado em sua jornada de resgate: Ezio, um chapéu que faz ele diminuir de tamanho e crescer novamente.

Modelar o tamanho do corpo de Link perante os desafios apresentados é o grande destaque de seu gameplay, ao lado dos sprites charmosos dos personagens e do mundo vibrante – seja ele no tamanho comum ou visto pelo herói em sua forma minúscula. O título continua divertido até os dias atuais, sendo possível jogá-lo através do Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão. 

Link precisa salvar Hyrule, mas desta vez em tamanhos menores (imagem: Reprodução)

12. FIFA Street: o futebol arte 

Desde os tempos de International Superstar Soccer, o público estava acostumado com futebol em campo – com 11 jogadores em cada lado e muitas horas disputando com seus amigos para ver quem era o melhor do grupo. No entanto, FIFA Street chacoalhou um pouco as coisas em 2005 e trouxe o verdadeiro futebol raiz – o das ruas.

A premissa do jogo lançado há 20 anos cativou uma legião de jogadores, já que apresentava os grandes atletas jogando nos “campinhos da vida” – geralmente no meio das vias públicas, em quadras menores ou em espaços de areia. Ali, manobras com as bolas e o “futebol arte” valem tanto quanto os gols, o que torna seu gameplay mais interessante e cheio de charme.

O futebol das ruas finalmente ganha os holofotes em FIFA Street (Imagem: Reprodução)

11. Devil May Cry 3 Dante’s Awakening: fechando a trilogia com chave de ouro

20 anos atrás, Dante já era um personagem bem-estabelecido e um dos maiores heróis dos hack ‘n slash. Devil May Cry 3: Dante’s Awakening tem como sua principal proposta impulsionar ainda mais sua presença entre os fãs, com uma aventura ainda maior do que a vista nos capítulos anteriores.

Diferente do que muita gente esperava, ele trouxe na verdade uma história prequel – que explicava mais detalhes da rivalidade entre o protagonista e seu irmão Vergil, assim como confrontos épicos contra hordas de demônios e chefões poderosíssimos. 

Dabte encara Vergil na aventura prequel que chegou como 3º jogo (Imagem: Reprodução)

10. Destroy All Humans!: chega de ser bonzinho

Para quem cansou de proteger a Terra dos ataques alienígenas e salvar a humanidade, Destroy All Humans! era um verdadeiro sopro de alívio. Na experiência, você é um pequeno alien que deseja dominar o planeta e precisa cumprir algumas missões para seu objetivo ser concluído.

Claro que isso envolve abduzir vacas, fazer sinais nas plantações, se disfarçar ao possuir o corpo de algumas pessoas e até invadir bases militares (sim, ao menos aqui você está livre das infames sondas). O humor e a forma como a aventura se desdobra são muito divertidas, assim como o fato de encarnar o vilão – algo que não era tão comum nos jogos mainstream da época. 

Invadir a Terra e dominar a humanidade nunca foi tão divertido (Imagem: Reprodução)

9. Mortal Kombat Shaolin Monks: fatalmente encantador

Mortal Kombat: Shaolin Monks pode ser considerado um dos maiores spin-offs da sanguinolenta franquia lançados até hoje, com um jogo de ação e aventura que conta com Liu Kang e Kung Lao como a dupla de protagonistas. 

A aventura recria os eventos de Mortal Kombat 2, com ambos os guerreiros tentando conter os avanços de Shang Tsung e de Shao Kahn. Apesar de se focar nos embates que rolaram com os dois, diversos outros personagens também aparecem e trazem uma verdadeira celebração aos jogos da franquia. 

Kung Lao e Liu Kang se unem neste spin-off (Imagem: Reprodução)

8. Nintendogs: fofura com filhotes

Quando o Nintendo DS chegou no mercado em 2004, um jogo que chegou no ano seguinte realmente se destacou e merece os holofotes na nossa lista dos 20 jogos que completam 20 anos: Nintendogs. Na experiência, você usa as duas telas para cuidar de alguns filhotes de “doguinho” – algo que foi extremamente aclamado pelos fãs.

Usando a tela de toque, os jogadores podiam interagir com os filhotes e brincar com diferentes raças de cães – atraindo muita gente pela fofura que era cuidar deles no formato digital, de forma até similar do que já vimos que foi com os Tamagotchis nos anos 90. 

Como resistir a filhotes? (imagem: Reprodução)

7. killer7: matando o tédio há 20 anos

Coincidência (ou não) killer7 fica na nossa sétima posição! O clássico de Suda51 te permite controlar Harman Smith, um homem cuja habilidade permite incorporar a mente de sete assassinos diferentes e com apenas um objetivo: matar Kun Lan, frustrando sua tentativa de dominar o planeta. 

A experiência pode ser encontrada até os dias atuais, levando em consideração que o jogo foi relançado em 2018 nos PCs. Como todo título do Suda51, você pode esperar uma excentricidade grandiosa e personagens cheios de carisma – mesmo em uma história “assassina”. 

Killer7 é mais uma aventura insana de Suda51 (Imagem: Reprodução)

6. Phoenix Wright Ace Attorney: não faça objeções

Nem parece que já se passaram 20 anos desde que ouvimos Phoenix Wright gritar “Objection” e bater na mesa, mas o tempo passou. A experiência fez um sucesso estrondoso no Nintendo DS, permitindo que os jogadores interagissem com as pistas dos crimes e enfrentassem os tribunais com o icônico advogado. 

Mesmo que a trama não faça tanto sucesso quanto alguns parceiros nesta lista, a experiência criada pela Capcom mudou os rumos dos jogos de “visual novel” – mostrando que dava para misturar o gênero com outros e incluir elementos de quebra-cabeça para apimentar um pouco mais sua narrativa. Claro, isso é mantido até os dias atuais. 

Problemas na lei? Phoneix Wright resolveerá (Imagem: Reprodução)

5. The Warriors: jogo clássico para um filme clássico

Em 1979, um filme chamado The Warriors (provavelmente você já deve ter assistido ele na Sessão da Tarde) chegou aos cinemas, mas apenas em 2005 ele recebeu uma adaptação para os games. Porém, não foi qualquer empresa que tocou esse projeto, mas sim a Rockstar.

Nem preciso dizer que as mãos do estúdio responsável por GTA e Red Dead Redemption trouxeram um clássico para os games, que é focado nas gangues de Nova Iorque e no confronto que existe entre elas. Mesmo se passando 20 anos, ele continua aclamado pelas suas mecânicas e pelos controles de cada personagem. 

Encare a história de The Warriors como jogo pela Rockstar (Imagem: Reprodução)

4. Dragon Quest VIII: combo de sucesso

Mesmo que Dragon Quest não tenha o mesmo sucesso que a franquia Final Fantasy no Ocidente, o oitavo game é um daqueles que furou a bolha e trouxe uma experiência sem precedentes aos jogadores. O JRPG foi produzido pela Level-5, com apoio da Square Enix e artes de Akira Toriyama. A pergunta é: precisa de mais alguma coisa pra se tornar um clássico instantâneo?

Este foi o primeiro jogo da franquia a chegar para o PlayStation 2, ampliando diversos recursos como o posicionamento de câmeras, uso de veículos e uma nova forma de se contar histórias. Ele é considerado, até os dias atuais, como um dos melhores JRPGs e completará 20 anos em 2025 – deixando a questão se o veremos novamente em algum momento ou se ele continuará no passado e na versão de 3DS. 

Um JRPG de qualidade e artes de Akira Toriyama (Imagem: Reprodução)

3. Shadow the Hedgehog: chegou a hora dos vilões

O personagem Sonic já teve alguns spin-offs em sua carreira, mas há 20 anos a SEGA decidiu tomar um caminho diferente e aproveitou a popularidade de Shadow para lançar um jogo apenas do personagem. Na aventura, o ouriço sombrio precisa descobrir mais informações de seu passado – enquanto uma invasão alien começa a acontecer.

Diferente do herói que conhecemos e amamos, ele não é um personagem “bondoso” e não tem o menor pudor em usar armas de fogo para atingir seus objetivos. Mesmo que a comunidade não entre em consenso sobre o game, a experiência marcou sim toda uma geração e mostrou que nem tudo se resolve correndo e girando por aí. 

Shadow assume o lugar de protagonista nesta aventura (Imagem: Reprodução)

2. Yakuza: o crime compensa?

Kazuma Kiryu foi apresentado ao público 20 anos atrás, trazendo no jogo Yakuza não apenas um dos beat ‘em up que nos acompanhariam até os dias atuais, mas também uma aventura que está tão carregada de ação e conflitos épicos quanto com sensibilidade e fortes emoções. 

A aventura é tão marcante que acabou recebendo sete sequências diretas (e alguns spin-offs), assim como o remake Yakuza Kiwami e inspirou uma série live-action – que foi exibida pela Prime Video. Em 2025 a franquia continua amada pela comunidade, recebendo o game Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii.

O Yakuza original saiu 20 anos atrás, em 2005 (Imagem: Reprodução)

1. Kingdom Hearts II: RPG de ouro 

Por fim, mas não menos importante, Kingdom Hearts II completa nossa lista dos 20 jogos que completam 20 anos em 2025. O clássico da Square Enix dá sequência às aventuras de Sora, Donald e Pateta para impedir um verdadeiro colapso entre os mundos Disney – enquanto os verdadeiros inimigos passam a dar as caras pela primeira vez.

O game é uma das maiores experiências do PlayStation 2 (chegando posteriormente dentro de coletâneas no PS3 e PS4), elevando ainda mais o que já tinha sido aclamado e bem-estabelecido em seu antecessor, assim como trazendo mundos ainda maiores para o público explorar. Com o espetáculo que é a batalha final dele, é impossível finalizar sua trama sem um sorriso no rosto e uma sensação de ter passado por um dos maiores títulos que a Square Enix lançou.

Kingdom Hearts 2 é o grande sucesso da Square Enix em 2005 (imagem: Divulgação/Square Enix)

20 anos de aniversário em 2025

Muitos destes jogos que completam 20 anos em 2025 são apenas uma “pequena” tiragem do quanto o ano de 2005 impactou positivamente a indústria gaming. Mesmo com esse extenso conteúdo, é inevitável que tenhamos deixado alguns de lado: como Ultimate Spider-Man, Ninja Gaiden Black, Civilization IV, Star Wars Battlefront 2, Battlefield 2 e outros.

Porém, não fique triste se o seu favorito não esteve presente por aqui. Apesar de não ter recebido destaque nessa lista, ele pode aparecer em outros conteúdos que produziremos por aqui – então continue alerta. Entre os 20 jogos que completam 20 anos em 2025, temos os principais:

  1. Kingdom Hearts II
  2. Yakuza
  3. Shadow the Hedgehog
  4. Dragon Quest VIII
  5. The Warriors
  6. Phoenix Wright: Ace Attorney
  7. killer7
  8. Nintendogs
  9. Mortal Kombat: Shaolin Monks
  10. Destroy All Humans!
  11. Devil May Cry: Dante’s Awakening
  12. FIFA Street
  13. The Legend of Zelda: Minish Cap
  14. Psychonauts
  15. Shadow of the Colossus
  16. Guitar Hero
  17. Grand Theft Auto: San Andreas
  18. Forza Motorsport
  19. God of War
  20. Resident Evil 4

Faltou algum game que gosta muito nessa lista de jogos que completaram 20 anos? Tem outro que gostaria de acrescentar? Compartilhe e nos conte o que mudaria nela!

 

Leia outras matérias do Canaltech:

  • GTA 6 rodando a 60 FPS? Talvez no PS5 Pro e “olhe lá”
  • Quanto custa montar um PC para jogar Spider-Man 2?
  • Summer Game Fest 2025 acontecerá em junho; confira data e local

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.