RS: governo suspende início das aulas devido ao calor de até 40ºC

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesse domingo (9/2), a suspensão do início do ano letivo da rede estadual de ensino, previsto para esta segunda-feira (10/2). A decisão cumpre uma liminar da Justiça, que adiou em uma semana o começo das aulas. A medida foi tomada por conta da onda de calor que assola o estado.

A Secretaria de Educação avisou que será informada uma nova data. Em nota, o Palácio Piratini diz que irá recorrer da decisão e que tentará retomar as aulas nesta terça-feira (11/1).

A decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ) Lucia de Fátima Cerveira atendeu a pedido do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), que argumenta que nem todas as escolas estaduais estão preparadas para suportar temperaturas acima de 40°C.

De acordo com a liminar, as aulas começarão no dia 17 de fevereiro.

O estado conta hoje com 2.320 escolas, que atendem 700 mil alunos, em todos os municípios gaúchos. Em nota, a Secretaria de Educação explicou a decisão de suspender o início das aulas, mas assegura que as escolas são adaptáveis ao clima.

“As situações de infraestrutura das escolas, e até mesmo do calor, são diferentes em cada região do Rio Grande do Sul, por isso a importância do monitoramento por parte das coordenadorias regionais, que fazem uma avaliação individual da situação”, reagiu a secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira.

“O governo está construindo um modelo de escola resiliente, adaptável às mudanças climáticas, com adequações na infraestrutura escolar, no currículo e reforço em ações de apoio socioemocionais. É importante que a sociedade esteja cada vez mais preparada para enfrentar eventos meteorológicos extremos, que se apresentam com mais frequência a cada ano”, emendou.

Onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu na última quarta-feira (5/2) um aviso vermelho onde destaca que a onda de calor que atinge grande parte do Rio Grande do Sul pode permanecer até esta segunda-feira (10/2). A previsão é que os termômetros ultrapassem os 40°C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.