Como fazer com que seu gato não tenha medo de ir ao veterinário

Levar o pet ao veterinário é algo essencial. Porém, especialmente quando se trata de um gato, essa tarefa também pode ser um tanto desafiadora. Esses animais são extremamente sensíveis a mudanças de ambiente e à presença de pessoas desconhecidas, então, podem ficar com medo ou estressados nesse tipo de situação.

“Os felinos têm um forte apego ao ambiente que consideram seguro, ou seja, sua casa. Fora desse espaço, eles se deparam com estímulos desconhecidos — odores, sons e a presença de outros animais — o que ativa seu instinto de autopreservação e os faz sentir-se vulneráveis e ameaçados”, diz a veterinária Marina Tiba.

Tudo isso torna o momento da consulta bem mais difícil tanto para o pet quanto para o tutor. Todavia, se você tem um gato com medo do veterinário, é possível melhorar essa situação usando algumas estratégias simples.

A seguir, veja de que formas de ajudar seu gato com medo do veterinário a ter uma experiência menos estressante:

Clínicas cat friendly
Muitos tutores têm procurado clínicas que adotam práticas do conceito cat friendly, desenvolvido pela Associação Americana de Medicina Felina. Esse conceito engloba medidas que melhoram o atendimento, o manejo e a ambientação dos espaços veterinários, sempre com foco no bem-estar dos gatos.

Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.