Guerra na África gera críticas ao Arsenal por patrocínio milionário

Um patrocínio no uniforme do Arsenal vem dando dor de cabeça ao time inglês. Os Gunners foram alvo de críticas e protestos por estampar a frase “Visit Rwanda”, que significa “Visite Ruanda”, na manga da camiseta do clube. O governo do país africano é acusado de matar três mil pessoas e deixar outras milhares feridas nas últimas semanas na República Democrática do Congo.

O patrocínio, que rende ao Arsenal mais de R$70 milhões por ano, começou em maio de 2018 e foi renovado em 2021. O objetivo da frase que estampa o uniforme é aumentar o turismo para o país em uma ação do Rwanda Convention Bureau, departamento de governo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o governo de Ruanda apoia diretamente o grupo rebelde M23, que tomou o controle da cidade de Goma, o maior município do leste da República Democrática do Congo.

“Milhares de pessoas estão cercadas em Goma, com restrições de acesso à água, comida, segurança. Muitas vidas foram perdidas. Estupros, assassinatos e roubos perduram. O seu patrocínio é diretamente responsável por essa miséria”, apontou Therese Kayikwamba Wagner, ministra de Relações Exteriores da República Democrática do Congo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.