Sony começa a remover jogos shovelware da PS Store

A Sony começou a remover jogos shovelware da PS Store, atendendo às reclamações e críticas de diversas produtoras e dos próprios jogadores. O primeiro alvo foi o estúdio RandomSpin Games, que teve quase todo o seu catálogo excluído da plataforma. No entanto, é esperado que a movimentação se expanda para vários outros. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 10 jogos mais vendidos da história
  • Preview Monster Hunter Wilds | Mistura entre clássico e moderno

Os jogos shovelware são produzidos para fornecer uma opção de baixo orçamento ao público, permitindo obter troféus de platina rapidamente. Geralmente são títulos que você zera em 1 hora ou menos, com modelos reciclados, imagens criadas por IA e – algumas vezes – copiando alguns games populares para aproveitar parte de seu sucesso.

A RandomSpin Games tinha vários jogos assim na PS Store, com a presença de títulos como “Bodycam Shooter”, “Supermarket Simulator Pro” e “Backrooms Brotherhood”. Apesar da remoção, a loja digital ainda conta com vários outros, de estúdios diferentes, como é o caso de “Hentai Shop Simulator”, “Electronics Supermarket Simulator” e diversos simuladores que se pode imaginar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Problema dos jogos shovelware

Grandes estúdios e produtoras estão reclamando para a Sony da presença crescente de jogos shovelware, pois eles também atrapalham a navegação do usuário na PS Store. Isso dificulta o caminho para pesquisar pelos demais lançamentos, algo que não ocorre com tanta frequência na Loja Xbox ou na Nintendo eShop.

Página de novos jogos da PlayStation Store
Não precisa ir longe para encontrar os jogos shovelware na PS Store (Imagem: Reprodução/PlayStation Store)

A crítica pode ser facilmente checada: basta o usuário seguir para a aba de “Pré-Vendas”, “Jogos para Lista de Desejos” ou “Novos Jogos”. Ali são encontradas diversas experiências do gênero, somado com o custo baixo e uso de inteligência artificial, eles representam um forte apelo aos desatentos – que compram sem saber do que realmente se trata. 

Vários estúdios falaram com o IGN sobre essas condições na PS Store e como era difícil navegar pela plataforma da Sony. O ponto central da discussão era a facilidade com que essas desenvolvedoras menores subiam o game para o sistema e obtinham a aprovação para serem lançados no PS4 e PS5. 

“Eu ouvi que enquanto a Nintendo e Xbox revisam todas as mudanças nas páginas da loja antes de permitir que o jogo seja cadastrado, PlayStation faz apenas uma checagem próxima ao lançamento para confirmar se tudo está funcionando”, afirma um desenvolvedor que não quis se identificar.

A Sony está buscando consertar problemas nas últimas semanas. Após a PSN passar 20 horas “fora do ar”, a companhia ofereceu cinco dias de assinatura PS Plus adicionais aos seus assinantes. Além disso, ela nomeou Hideaki Nishino como o novo CEO, buscando mudar o caminho que estavam seguindo desde a saída de Jim Ryan.

Vídeo: O PS5 Pro chegou e no YouTube discutimos quem é o público-alvo da nova versão do videogame

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.