iPhone faz consumidores trocarem de celular mais cedo, mostra pesquisa

Os consumidores estão levando menos tempo para trocar seus celulares por um iPhone, de acordo com novo relatório do Consumer Intelligence Research Partners (CIRP). Trata-se da reversão de uma tendência contrária vista desde o ano de 2021, ainda no contexto da pandemia de COVID-19. 

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De acordo com a pesquisa mais recente, feita em dezembro do ano passado, 9% dos consumidores compraram um iPhone após terem passado menos de um ano com o smartphone anterior. Além disso, 27% o fizeram após ficarem entre um e dois anos com o celular prévio. 

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Para efeito de comparação, os compradores “mais rápidos” estavam em proporção de 7% e 24%, respectivamente, em pesquisa do ano anterior. 


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Por outro lado, foi reduzida a parcela de pessoas que seguram seus smartphones por mais de dois anos. 69% se encaixavam nessa faixa no final de 2023, porcentagem que caiu para 63%.

Gráfico quanto tempo leva para comprar um novo iPhone
Cresce parcela que troca de celular por um iPhone após dois anos ou menos (Imagem: Reprodução/Consumer Intelligence Research Partners)

IA pode ter ajudado a incentivar vendas

Embora a pesquisa não tenha proposto explicações para esse fenômeno, o portal MacRumors trouxe algumas possíveis causas para a troca mais rápida de celulares. 

Uma delas é a chegada da inteligência artificial com o Apple Intelligence para os iPhones mais recentes. O conjunto inédito de funcionalidades inclui o processamento nativo para geração e resumos inteligentes de textos, além da possibilidade de edição avançada de fotos e vídeos. 

ChatGPT no iPhone
IA pode ter incentivado novas compras de iPhone (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Outros fatores apontados incluem promoções associadas a operadoras de telefonia móvel, que também podem ter ajudado nos resultados vistos. 

Mesmo que a compra de um novo iPhone seja feita de forma mais antecipada, notícias anteriores apontaram que a demanda pelos celulares da Apple não está tão alta. 

Portanto, isso significa que há uma divisão maior entre os tipos de consumidores: a parcela entusiasta está ainda mais engajada e compra a nova geração mais cedo, enquanto os casuais tendem a levar ainda mais tempo para atualizarem seus smartphones.

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