Prefeitura de Aracaju e Banco Interamericano do Desenvolvimento visitam obras municipais de infraestrutura financiadas pela instituição

 

Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Aracaju e o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) vistoriam obras do município financiadas pela instituição. Estavam presentes o vice-prefeito Ricardo Marques e os secretários Thyago Silva (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Itamar Bezerra (Governo), além de técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb) e de Lucas Argôlo, coordenador-geral do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju.

A primeira parada do grupo foi no Conjunto Habitacional Conselheiro Carlos Pinna, no bairro Lamarão, onde foram construídas 484 casas – modelo apartamento – e entregues aos moradores no mês de dezembro de 2024. As famílias residentes aproveitaram o momento para transmitir o sentimento de abandono que tiveram na gestão passada. “Fomos largados aqui, sem orientação e sem saber de fato sobre os nossos direitos como moradores”, disse Jaqueline Souza, uma das moradoras do conjunto.

O vice-prefeito Ricardo Marques garantiu aos moradores “o olhar humano da nova gestão”. “Eu e a prefeita Emília já tínhamos conhecimento de algumas necessidades da população desde quando éramos vereadores. Vamos sentar com a prefeita, que no momento está em Brasília, para que possamos trazer soluções imediatas e efetivas, garantindo aos moradores o devido respeito e dignidade”, disse Ricardo Marques.

Avenida Perimetral Oeste

A cada rua, demandas da população surgiam. “Vimos a necessidade de uma faixa de pedestre, de sinal de trânsito, de redutores de velocidades e de outras carências. Vamos passar essas demandas, assim como outras relacionadas à assistência social, para as secretarias competentes, para que essas pessoas tenham segurança e se sintam acolhidas pelo município”, destacou Itamar Bezerra, secretário de Governo.

Outra proposta do município é a construção de um equipamento de saúde no residencial. “As famílias foram trazidas para cá sem projeto de impacto social. O posto de saúde, por exemplo, não foi preparado pela gestão passada para receber a nova demanda das famílias. Por isso, estamos agora estudando com o BID a possibilidade de realocar uma área, destinada a uma praça, para construirmos uma UPA, uma creche ou uma escola”, informou Thyago Silva, secretário de Planejamento.

Após a inspeção no residencial, as equipes partiram para a Avenida Perimetral Oeste. Na etapa II, no trecho próximo ao Anchietão, sentido Jardim Centenário/Bugio, o grupo avaliou a obra de instalação um acesso para drenar a água acumulada na parte inferior de dezenas de casas, onde a gestão passada colocou de forma indevida, embaixo de uma residência, um canal de drenagem paralelo à Perimetral Oeste.

A disposição das rotatórias da avenida também foi assunto de discussão entre as equipes.  “Não entendemos como um projeto que foi pensado para trazer mobilidade não esteja oferecendo esse propósito. Felizmente, o projeto ainda cabe inserções e estamos sugerindo ao BID algumas intervenções, como a realocação dos retornos que foram retirados. Reforçamos com a população que a gestão da prefeita Emília está empenhada para garantir à população a devida e efetiva mobilidade em Aracaju ”, concluiu Thyago.

Foto: Ronald Almeida/Secom

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.