Quem era Cacá Diegues, cineasta que morreu aos 84 anos

A morte do cineasta Cacá Diegues, aos 84 anos, deixou o mundo televisivo de luto. O diretor de Bye bye Brasil e Tieta faleceu, na madrugada desta sexta-feira (14/2), em decorrência de complicações de uma cirurgia.

Carlos José Fontes Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni e Joaquim Pedro de Andrade, e ocupava a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL).


Vida e carreira

  • Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió no dia 19 de maio de 1940, se mudou para o Rio de Janeiro quando tinha 6 anos e passou a infância e adolescência no bairro de Botafogo, na zona sul.
  • Se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde também presidiu o Diretório Estudantil.
4 imagens

Caca Diegues

Cacá Diegues
O longa mais recente de Cacá Diegues é O Grande Circo Místico (2018)
1 de 4

Reprodução

2 de 4

Caca Diegues

Divulgação

3 de 4

Cacá Diegues

Globoplay/Divulgação

4 de 4

O longa mais recente de Cacá Diegues é O Grande Circo Místico (2018)

Getty Images

  • Ele foi diretor de cinema, ensaísta, roteirista e produtor.
  • Autor de diversos títulos, ele produziu longas-metragens, curtas e documentários, incluindo clássicos como A Grande Cidade (1966), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980), Tieta (1995) e Deus é Brasileiro (2003).
  • O cineasta foi enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo em 2016.
  • Ele era pai de quatro filhos, dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Desde 1981, ele era casado com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães e deixou três netos.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.