Zelensky diz que acordo de paz não pode ser assinado em Munique

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que um acordo de paz com a Rússia não pode ser assinado na Alemanha e impôs condições para se encontrar com Vladimir Putin. A declaração do líder ucraniano aconteceu nesta sexta-feira (14/2), durante a Conferência de Segurança de Munique.


Negociações avançam

  • Após telefonemas de Trump para Putin e Zelensky, Rússia e Ucrânia concordaram em iniciar discussões de paz.
  • A Conferência de Segurança de Munique será o palco das primeiras conversas sobre o tema.
  • Mesmo que um tom otimista paire sobre as declarações dos três líderes, a realidade da guerra pode ser impôr e causar desentendimentos nas negociações. 

Zelensky fez uma referência à época do nazismo ao negar que um pacto de paz pode ser selado em Munique e relembrou que a cidade foi palco de um acordo entre Alemanha, Reino Unido, França e Itália sobre a anexação de Sudentenald, na então Tchecoslováquia, pelos alemães.

“Um acordo de paz não poder ser assinado em Munique porque é Munique”, disse Zelensky durante o evento. “Nós nos lembramos das coisas que foram assinadas aqui. Eu não repito essas coisas”.

Além disso, o líder ucraniano impôs condições para se reunir com seu homólogo, Vladimir Putin. De acordo com Zelensky, o encontro só deve acontecer após Ucrânia, Estados Unidos e Europa chegarem a um plano comum sobre o futuro do conflito.

De acordo com Donald Trump, a conferência que discute segurança internacional na Alemanha será palco do início das negociações de paz sobre a guerra. A previsão, segundo o líder norte-americano, é de que delegações dos EUA se reúnam com equipes da Rússia e da Ucrânia no evento.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.