São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos nesta sexta

São Paulo — Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo nesta sexta-feira (14/2). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, áreas de chuva formadas pelo forte calor e a entrada da brisa marítima atuam na capital paulista de forma lenta, isolada e variando de intensidade.

O CGE afirma que chove forte principalmente na zona leste, nas subprefeituras da Mooca, Penha, Aricanduva/Formosa e Vila Prudente. Na zona oeste chove moderado, enquanto na zona sul chove fraco.

A Vila Prudente está em estado de alerta desde às 14h20. Na Mooca, zona leste, há iminência de transbordamento de córrego na Avenida Salim Farah Maluf com a Avenida Vila Ema.

O estado de atenção foi decretado para as zonas norte, leste, oeste, sul, sudeste, centro e marginais Tietê e Pinheiros, às 13h35 desta sexta. São registradas rajadas de vento de 31,1km/h na zona sul.

Devido ao lento deslocamento das chuvas, as próximas horas devem seguir com tempo instável. O órgão alerta para pontos de chuva passageiros com raios, rajadas de vento, e potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

O Corpo de Bombeiros, no período das 12h00 às 14h43, foi acionado para 4 chamados de queda de árvores e 1 chamado para enchentes na capital e região metropolitana.

Estragos causados pela chuva

As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo na tarde dessa quinta-feira (13/2), causaram estragos em cidades como Osasco e Guarulhos. Imagens registradas por populares mostram motoristas em dificuldades devido aos alagamentos.

Um dos vídeos que circulam nas redes sociais mostra um carro preto boiando na Rua Francisco de Paula Vicente de Azevedo, no Parque Continental, em Osasco. Veja:

Também em Osasco, uma árvore caiu sobre um ônibus na Avenida Manoel Pedro Pimentel. Já em Guarulhos, um motorista de caminhão que trafegava pela rodovia Hélio Smidt, na altura do Aeroporto Internacional de Guarulhos, caiu em um córrego. O motorista foi resgatado.

3 imagens

O motorista foi resgatado

Caminhão dentro de córrego ao lado de Aeroporto
1 de 3

Árvore caiu em cima de ônibus público em Osasco

Reprodução/ Redes Sociais

2 de 3

O motorista foi resgatado

Reprodução/ Redes Sociais

3 de 3

Caminhão dentro de córrego ao lado de Aeroporto

Reprodução/ Redes Sociais

Foram atendidos 95 chamados para quedas de árvores, 17 para alagamentos/inundações/enchentes e três para desabamento/desmoronamento/deslizamento pelos bombeiros, na capital paulista e na região metropolitana.

Clima para os próximos dias

O CGE aponta que os próximos dias devem seguir com sol, calor e pancadas isoladas de chuva no final da tarde. A capital paulista também está em estado de atenção para altas temperaturas.

No sábado (15/2), o tempo segue abafado com sol entre nuvens. As temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 30°C. Entre o meio da tarde e o início da noite há expectativa para chuvas na forma de pancadas, que podem apresentar de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.

O domingo (16/2) deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em rápida elevação, com termômetros variando entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 33°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas isoladas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.