O que é infecção polimicrobiana, condição ‘complexa’ que levou o Papa Francisco à internação

O Vaticano informou, nesta segunta-feira (17), que o quadro de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, é considerado “complexo” e que ele passará por novo tratamento de saúde. O pontífice foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e deverá permanecer internado nesta semana.

Papa Francisco foi diagnosticado com infecção polimicrobiana das vias respiratórias, informou o Vaticano nesta segunda-feira (17)

Papa Francisco foi diagnosticado com infecção polimicrobiana das vias respiratórias, informou o Vaticano nesta segunda-feira (17) – Foto: Vatican Media/ND

O Papa Francisco está internado desde sexta-feira (14), quando foi submetido a exames após suspeita de uma bronquite. O quadro de infecção polimicrobiana, segundo comunicado pelo Vaticano, foi desencadeado pela bronquite.

O pontífice está internado na Policlínica Gemelli, em Roma, para onde foi levado ainda na sexta-feira para realização de exames.

O que é infecção polimicrobiana?

Segundo o The National Center for Biotechnology Information (Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia), a infecção polimicrobiana pode ser causada pela combinação de vírus, bacterias, fundos e parasitas, e é diagnosticada com certa frequência.

Papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após suspeita de bronquite

Papa Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após suspeita de bronquite – Foto: Reprodução/ND

Nesse tipo de caso, a presença do microrganismo pode gerar espaços para outros microrganismos patogênicos colonizarem. A condição pode ser desencadeada por vírus comuns, como o da gripe, parainfluenza, vírus sincicial respiratório, adenovírus, coronavírus e vírus do sarampo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.