Cláudio Castro sobre o investigado Rodrigo Bacellar disputar governo do RJ: “Único que pode enfrentar Paes”

Rio de Janeiro – Em entrevista à revista Veja, o governador Cláudio Castro afirmou que o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, é o nome mais forte para disputar o governo do Rio de Janeiro em 2026. Ele justificou que Bacellar tem a estrutura do parlamento fluminense a seu favor e pode enfrentar Eduardo Paes em condições de igualdade.

“A Assembleia é muito poderosa, e Bacellar é quem reúne mais condições para disputar com Eduardo Paes. O que queremos é vencer a eleição”, declarou Castro.

O governador também revelou sua intenção de disputar uma vaga no Senado em 2026. “Se eu vier a me candidatar a alguma coisa, será ao Senado. É minha aspiração pessoal”, disse. Ele destacou sua influência no interior do estado, onde está concentrada a maioria dos votos.

Bacellar como sucessor no Palácio Guanabara

Segundo Castro, seu governo conta com apoio político consolidado e, por isso, Bacellar desponta como um sucessor natural. Ele ressaltou que a unidade entre as lideranças aliadas é um fator determinante para a disputa eleitoral.

Força eleitoral e apoio no interior

O governador acredita que os resultados de sua gestão o colocam como um dos principais cabos eleitorais para a próxima eleição. Ele destacou que 60% dos votos do estado estão no interior, onde possui grande influência política.

“Se olharmos os números do governo, sou um excepcional cabo eleitoral. O candidato tem que saber explorar isso”, afirmou.

Críticas à segurança e ao governo federal

Castro elogiou a proposta da Força Municipal de Segurança, idealizada por Eduardo Paes, mas questionou sua viabilidade antes do fim do mandato do prefeito. Ele também criticou a ADPF das Favelas, que, segundo ele, dificulta a ação policial e fortalece o crime organizado.

“A ADPF torna a ação policial extraordinária, o que é a antítese da ostensividade necessária para garantir a segurança”, disse.

Ele alertou para a crescente organização de facções criminosas, que, segundo ele, estão se tornando máfias com alianças internacionais. Para Castro, é necessário um debate nacional sobre penas mais duras para traficantes.

Bolsonaro e alianças para 2026

Sobre as próximas eleições presidenciais, Castro reafirmou seu apoio a Jair Bolsonaro ou a quem o ex-presidente indicar. Questionado sobre as investigações contra Bolsonaro, minimizou as suspeitas de tentativa de golpe. “Ideias mirabolantes surgem no poder. Ele pode ter ouvido, mas não há indícios de atos preparatórios”, declarou.

O post Cláudio Castro sobre o investigado Rodrigo Bacellar disputar governo do RJ: “Único que pode enfrentar Paes” apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.