Como saber a idade de um cachorro em anos humanos?

Os cachorros vivem menos que os humanos. Enquanto os cães dificilmente ultrapassam os 20 anos, um ser humano vive quase 77 anos, em média, no Brasil. Apesar das diferenças, pesquisas buscam equiparar o tempo de vida e a idade de um cachorro em anos humanos.

  • As 10 raças de cachorro mais bravas
  • As 10 raças de cachorro mais inteligentes

Para fazer a comparação entre anos caninos e humanos, é comum escutar que um ano na vida do seu pet equivale a sete anos de vida humana. Nesse caso, um cão de dois anos teria 14 anos humanos. Só que isso não é verdade, já que os cães amadurecem em uma velocidade diferente dos bebês humanos.

Segundo estudo norte-americano, um filhote de raça média ou grande com um ano teria aproximadamente 30 anos humanos. Em outras palavras, ele já é um jovem adulto, que passou pela puberdade e pode ter descendentes saudáveis, na faixa etária em que os bebês nem falam direito. Após os dois anos de vida, é que a velocidade de envelhecimento dos pets começa a desacelerar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Quantos anos equivale a idade do cachorro?

As estimativas sobre a equivalência entre os anos de vida de um cachorro com o de um humano foram feitas por pesquisadores da University of California San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, e publicadas na revista científica Cell Systems.

Cientistas desocbrem quanto cada ano de cachorro equivale em anos humanos (Imagem: Wang et al., 2020/Cell Systems)

Para estabelecer essa comparação, a equipe se baseou no campo científico da epigenética, o que engloba o impacto dos estímulos ambientais na ativação e no silenciamento de genes no decorrer da vida. Sendo mais preciso, eles mediram as alterações epigenéticas no DNA como resultado de um processo chamado metilação. Em seguida, compararam as alterações com as observadas em humanos em diferentes idades.

Para saber quantos anos o cachorro tem, vale se guiar pela seguinte tabela:

Idade do cachorro em anos Idade do cachorro equivalente em anos humanos
0,5 anos 20 anos
1 ano 31 anos
2 anos 42 anos
3 anos 49 anos
4 anos 53 anos
5 anos 57 anos
6 anos 60 anos
7 anos 62 anos
8 anos 64 anos
9 anos 66 anos
10 anos 68 anos
11 anos 69 anos
12 anos 71 anos

A ferramenta que converte a idade de cães e humanos é bastante útil, mas ainda têm algumas limitações. Isso porque todo o estudo foi baseado em uma única raça, o labrador, considerado de porte médio a grande — estes animais tendem a viver menos que as raças pequenas.

  • Conheça os 5 maiores cachorros do mundo
  • As 10 raças de cachorro mais fiéis

Então, algumas variações devem ocorrer dependendo do tipo de cão. Para contornar essa limitação, a própria equipe planeja validar oportunamente a pesquisa com mais raças e animais de portes variados.

Aumentando a expectativa de vida dos cachorros

Como tempo médio de vida canina, uma pesquisa do VetCompass do Royal Veterinary College (RVC), no Reino Unido, descobriu que cães vivem cerca de 11,2 anos, após analisar a expectativa de vida de 30,5 mil cachorros, de 18 raças, que faleceram entre os anos de 2016 e 2020. Segundo a tabela da UCSD, isso representa mais de 69 anos humanos.

A expetcativa vida média de um cachorro é de 11 anos, mas varia de acordo com a raça e o porte (Imagem: Simonapilolla/Envato)

O interessante é que este levantamento britânico também identificou quais fatores afetam a expectativa média de um cachorro e, em alguns casos, é possível reduzir esses danos, mantendo o animal dentro do peso estipulado para a sua raça e idade, por exemplo.

A seguir, confira alguns fatores podem aumentar a média de vida do animal, como:

  • Cachorro sem raça definida (SRD) e/ou cães de pequeno porte, como Chihuahuas e Pinschers;
  • Fêmeas;
  • Cães castrados;
  • Não ser uma raça braquicefálica, como Buldogue francês, Buldogue Inglês e Pug;
  • Ter peso corporal considerado saudável.

Além disso, outros cuidados no dia a dia da vida do seu pet podem contribuir para aumentar a expectativa de vida, como dar as vacinas indicadas — a imunização contra a raiva deve ser anual —, escovar os dentes do cachorro, conferir atividades físicas e passeios diários, além de levar o animal ao veterinário com alguma regularidade.

O cão mais velho do mundo

Em alguns casos extremamente raros, os cães podem superar bastante essa expectativa. Segundo o Guinness Book of World Records, o cachorro vivo mais velho do mundo tem 31 anos, mora em Portugal e atende pelo nome de Bobi. Este é, de fato, um exemplo de longevidade no mundo canino.

Para ajudar os animais menos favorecidos pela genética que Bobi, cientistas do Dog Aging Project testam um novo medicamento, a rapamicina, buscando entender se o composto ajuda a prolongar o tempo de vida de cães idosos.

Leia também:

  • Cães conseguem “absorver” o estresse dos tutores
  • Lambida de cachorro faz mal para a saúde? Eis o que você precisa saber

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.