Lula dá bronca em ministros por vazamentos que tentam queimar Haddad

O presidente Lula reclamou com auxiliares e aliados, nos últimos dias, de “vazamentos” feitos por ministros do governo com objetivo de tentar queimar o titular da Fazenda, Fernando Haddad.

Irritou Lula, em especial, vazamento à imprensa de uma reunião que o presidente fez com ministros no domingo (16/10) para discutir o mau desempenho do governo em pesquisas de aprovação.

4 imagens

Haddad é o ministro da Fazenda

Lula se irritou com vazamentos de reunião com ministros
Em conversas, Lula reclamou de vazamentos de reunião
1 de 4

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 4

Haddad é o ministro da Fazenda

Vinícius Schmidt/Metrópole @vinicius.foto

3 de 4

Lula se irritou com vazamentos de reunião com ministros

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

4 de 4

Em conversas, Lula reclamou de vazamentos de reunião

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O encontro aconteceu na Granja do Torto, residência de campo da Presidência em Brasília, e contou com as presenças de ao menos cinco ministros e lideranças petistas. Entre eles:

  • Rui Costa, ministro da Casa Civil;
  • Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais;
  • Sidônio Palmeira, ministro da Secom;
  • Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT;
  • Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado.

No encontro, os ministros levaram a Lula dados mostrando que medidas do Ministério da Fazenda, como a “taxa da blusinha” e portaria do Pix, teriam prejudicado muito a imagem do governo.

“As pesquisas públicas que todos conhecem, que a imprensa divulgou, sinalizam a questão da taxa daqueles aplicativos das plataformas de venda. Isso está muito latente nas pesquisas que foram divulgadas. A questão do fake news do Pix afetou fortemente. Criou um ambiente de desconfiança”, comentou Rui Costa sobre a reunião, em entrevista à coluna na quinta-feira (20/2).

A aliados e auxiliares, Lula criticou o vazamento da reunião. O presidente também sustentou que, em nenhum momento da reunião, teriam sido feitas críticas diretas ao nome de Haddad.

Lula também avaliou que, com esses tipos de vazamento que visam enfraquecer o ministro da Fazenda, seus ministros estão dando munição para a oposição atacar o próprio governo.

“A melhor forma de atacar o governo é enfraquecendo o ministro da Fazenda”, diz um petista que ouviu a reclamação de Lula.

A propósito, Lula jantou com Haddad na semana passada na Granja do Torto e levou o ministro no avião presidencial na viagem entre Brasília e São Paulo na quinta-feira (20/2).

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.