Alívio no calor: aprenda a preparar chá gelado que auxilia na digestão

Com a grande onda de calor que atinge o Brasil nos últimos dias, nada melhor do que buscar boas fontes de hidratação. Poucas combinações são tão refrescantes e tradicionais quanto abacaxi e hortelã: para diminuir a quantidade de calorias, uma boa opção é o chá gelado no lugar do suco. A bebida alivia as altas temperaturas e, por ser rica em vitaminas e outros nutrientes, ainda pode trazer benefícios à saúde.

O abacaxi é fonte de vitaminas A, C e de várias do complexo B, além de manganês, magnésio, potássio e bromelina, substância bioativa com propriedades antioxidantes e diuréticas.

“O abacaxi é uma fruta pouco calórica. Em média, uma fatia tem 50 kcal. Ela é composta por quase 85% de água, possui fibras e ajuda na saciedade”, ensinou a nutricionista Paula Uessugue, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Ao ser misturada com o hortelã, a fruta tem os benefícios ainda mais potencializados. “Além da vitamina C e bromelina (enzima do abacaxi com ação digestiva), o chá gelado feito com a fruta e a erva contém compostos antioxidantes e mentol, que proporcionam efeitos refrescantes e anti-inflamatórios”, explica o nutricionista Guilherme Rodrigues, do grupo Mantevida.

Por que o chá gelado ajuda a aliviar o calor?

A temperatura fria da bebida já ajuda a resfriar o corpo. Porém, naturalmente, o hortelã tem um efeito refrescante devido ao mentol, proporcionando uma sensação de frescor, ainda mais nos dias quentes proporcionados pela onda de calor no Brasil.

Abacaxi picado partido ao meio com faca com cabo de madeira e desenhos na lâmina. Copo com chá de abacaxi. Metrópoles
Naturalmente, o abacaxi é uma fruta refrescante e a sensação é ainda mais potencializada com a presença do hortelã

Além disso, o chá de abacaxi com hortelã auxilia na digestão, melhora a hidratação, tem efeito diurético, fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir inchaços, sendo uma ótima opção para refrescar e aliviar desconfortos gastrointestinais.

Contraindicações da bebida

Por ser uma fruta cítrica, o abacaxi contribui para um aumento na acidez do estômago, podendo agravar casos de gastrite ou refluxo. Além desses problemas, pessoas que sofrem de pressão arterial baixa devem consumir o chá com moderação.

Mesmo ajudando na digestão e sendo refrescante, o hortelã pode relaxar o esfíncter esofágico, favorecendo o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, intensificando a sensação de queimação e desconforto.

Veja como preparar o chá de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

  • 2 fatias de casca de abacaxi;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Ferva a casca do abacaxi por cerca de 10 minutos. Coe o chá, adicione as folhas de hortelã e leve à geladeira. Sirva gelado e com gelo: caso queira um sabor mais intenso, adicione gengibre, canela ou algumas gotas de limão.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.