Livro “Direito como ofício, vida como causa: Dr. Osório de Araújo Ramos” será lançado hoje

Da redação, AJN1

O livro “Direito como ofício, vida como causa: DR. OSÓRIO DE ARAÚJO RAMOS”, de autoria dos escritores Sayonara Viana e Claudefranklin Monteiro, será lançado nesta terça-feira (27). O evento acontece a partir das 18h, no Memorial de Sergipe, no Centro da capital, e contará com as presenças dos filhos, o desembargador aposentado Osório de Araújo Ramos Filho, Ádria de Araújo Ramos Lavres, Aglaé Ferreira Ramos Pedroza da Rocha, Omar Ferreira de Araújo Ramos e Osny Reis Ramos.

A obra conta a história do juiz Osório de Araújo Ramos, que se estivesse vivo faria 105 anos. Natural de Aracaju, o magistrado nasceu no dia 22 de abril de 1918. Destacou-se por sua exímia atuação no Direito em Sergipe, tendo sido juiz das Comarcas de Riachão do Dantas, Lagarto e Estância.

Antes, iniciou sua vida profissional como Exator, na cidade de Campo do Brito, além de ter tido papel importante na militância política de esquerda, o que causou uma injusta prisão, reparada depois pela própria história.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe ((OAB)/SE), teve uma destacada presença, ocupando diversos cargos e funções, inclusive a de presidente. Ele foi, ainda, Secretário de Finanças do Município de Aracaju, na gestão do prefeito Aloísio de Campos.

Osório de Araújo Ramos faleceu no dia 21 de junho de 1986, com 68 anos de idade. Além de seu nome postular em vários logradouros públicos de Sergipe, em reconhecimento ao seu legado, é Patrono da Cadeira n° 26 da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, atualmente ocupada por seu filho, o desembargador aposentado Osório de Araújo Ramos Filho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.