CNT: avaliação negativa do governo vai a 44%; Lula é reprovado por 55%

A avaliação do governo federal e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pioraram. O índice de aprovação de Lula caiu de 50% para 40,5%, enquanto a desaprovação subiu de 46% para 55% – um salto de 9 pontos percentuais.

Em relação ao governo federal, a avaliação negativa registrou um crescimento de 13 pontos percentuais em relação à rodada anterior, de novembro de 2024, quando era de 31%, e chegou a 44%.

Os dados fazem parte da 163ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25/2) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Foram entrevistados 2.002 pessoas entre 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.


Baixa popularidade de Lula

  • Aprovação do terceiro mandato do governo Lula caiu de 35% em dezembro para 24% em fevereiro, segundo o Datafolha. Este é o menor índice dos três mandatos do petista.
  • Para reverter desaprovação e fortalecer a candidatura à reeleição, Lula aposta em agenda de viagens e anúncios de investimentos.
  • A equipe do presidente atribui a baixa popularidade ao impacto da “crise do Pix”.
  • Lula pretende viajar ainda mais e visitar alguns estados em 2025.
  • Estão previstas idas ao Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia.

Em comparação com a última Pesquisa CNT de Opinião, realizada em novembro de 2024, a variação de desaprovação do presidente Lula subiu 9 pontos percentuais. Enquanto a aprovação recuou 10 pontos percentuais.

A avaliação dos entrevistados para o governo federal é, em maioria, ruim/péssima (44%).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.