YouTube libera modo miniatura grátis em alguns países

A assinatura do YouTube Premium é essencial para usar o modo miniatura (Picture-in-Picture ou PiP) no Brasil e em outros países. O recurso para assistir aos vídeos em uma janelinha ao minimizar o app, no entanto, foi liberado gratuitamente para alguns usuários da Europa nos últimos dias. 

  • O que é o modo Picture-in-Picture do YouTube no celular
  • O Youtube Music é pago? | Vantagens da assinatura premium

Liberado na Europa?

A descoberta vem de relatos espalhados no Reddit nas últimas semanas: uma publicação aponta que o PiP foi executado no Android mesmo sem contratar o Premium. Outra pessoa da Romênia, dessa vez com um iPhone, também teve acesso à funcionalidade de graça nos últimos dias.

“Não tenho YouTube Premium, mas estou recebendo o PiP mesmo assim”, apontou mais um post. “O PiP do YouTube no celular agora é grátis”, comemorou outra pessoa na rede social. 


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

“Isso também tem acontecido comigo, mas não em todos os vídeos. Alguns aparecem em PiP, mas outros não”, aponta mais um relato. “Funciona em todos os vídeos para você? (Também estou na Europa, aliás).”

PiP do YouTube em um celular Android (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
PiP do YouTube em um celular Android (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

PiP depende do YouTube Premium

A liberação para contas gratuitas é uma grata surpresa para muitos, uma vez que o Picture-in-Picture é gratuito apenas para quem vive nos Estados Unidos. No Brasil e em outros países, a empresa exige a contratação do Premium para ter acesso à função.

Apesar dos rumores e das demonstrações, ainda não está claro se a liberação é um teste ou uma nova política em implementação. Da mesma forma, a considerar a origem dos relatos, a distribuição gratuita parece ter a Europa como foco.

Nós tentamos utilizar o PiP em contas gratuitas no Android e no iPhone, mas não teve sucesso durante os experimentos. O recurso, no entanto, funcionou ao utilizar uma credencial com o Premium habilitado.

O que diz o YouTube?

Procurado pelo Canaltech, o YouTube ressaltou a necessidade do Premium para utilizar o PiP no Brasil. Confira a nota da empresa na íntegra:

Se você tem uma assinatura do YouTube Premium, então pode usar o recurso picture-in-picture (PiP) para assistir conteúdo. Se você não for assinante, mas estiver nos Estados Unidos, ainda poderá usar o modo PiP. No entanto, não vai ser possível assistir alguns conteúdos com esse recurso, como vídeos de música.

Observação: se você não for residente dos EUA, precisará ter uma assinatura do YouTube Premium para usar o modo PiP com qualquer conteúdo no YouTube.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Xiaomi lista os primeiros celulares que vão receber o HyperOS
  • Dell lança novo XPS 16 no Brasil com preço avassalador
  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • Wolverine revela armadura de adamantium que o torna indestrutível
  • Batman revela qual o único de seus cacarecos ele carrega mesmo como Bruce Wayne
  • 🔥 DESCONTÃO | Compre fone de ouvido Galaxy Buds 2 Pro com cupom
Adicionar aos favoritos o Link permanente.