Por que a AMD não vai competir com as GPUs topo de linha da NVIDIA?

Depois que a NVIDIA deu a largada com sua nova geração de GPUs GeForce RTX 50 Blackwell, chegou a vez da AMD com as Radeon RX 9000 baseadas em RDNA 4. Porém você deve ter notado algo: a estreia dessa nova geração aconteceu com GPUs intermediárias, cadê as placas de vídeo high-end? Vamos entender o que acontece.

  • AMD lança novas Radeon RX 9070, GPUs intermediárias com força para jogos em 4K
  • 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso

Historicamente, a AMD tem trabalho para acompanhar a principal rival no segmento high-end/entusiasta. Se você é PC gamer há muito tempo, vai lembrar do embate icônico entre a Radeon HD 7970 e a GeForce GTX 680, as melhores de quase 15 anos atrás. De lá para cá, o Time Vermelho teve dificuldades para acompanhar a concorrente em placas de vídeo de alto desempenho, sobretudo depois do lançamento da série GeForce RTX.

Avançando no tempo, mais especificamente em 2019, quando a AMD estreou a atual arquitetura RDNA, não houve lançamento de GPUs high-end, deixando o espaço livre para a RTX 2080/Ti. Nas gerações seguintes, as Radeon RX 6950 XTX e RX 7900 XTX se esforçaram para brigar contra as GeForce RTX 3090 e RTX 4090. Mas, agora, a RTX 5090 terá caminho livre.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por que não há uma Radeon RX 9000 high-end?

Em setembro de 2024, quando a produção das GPUs RDNA 4 já estava em andamento, a AMD afirmou que não brigaria no segmento de alto desempenho com placas de vídeo para jogos. Segundo o Time Vermelho, a estratégia agora é focar onde está a maior fatia dos PC gamers, que é no segmento intermediário e de entrada.

Seria a Radeon RX 7900 XTX a última GPU high-end da AMD? (Imagem: Reprodução/AMD)

“Minha prioridade agora é dar escalabilidade para a AMD. Porque sem escala eu não consigo atrair os desenvolvedores. Se eu digo aos desenvolvedores, ‘eu só vou buscar 10% da fatia de mercado’, eles vão me dizer ‘Jack, lhe desejo o melhor, mas nós temos que ir com a Nvidia’. Então eu tenho que mostrar a eles uma estratégia diga que nós podemos ter 40% do mercado. Com isso, eles me dirão ‘estou com você agora, Jack. Agora vou otimizar [os jogos] para AMD’. Assim que tivermos isso, então nós podemos ir atrás do topo”, explicou Jack Huynh, chefe da divisão de Computação e Gráficos da AMD, à época.

Voltando mais no tempo, mais especificamente no começo de 2023, a AMD chegou a afirmar que não precisava de uma RTX 4090 para chamar de sua. Na época, o Time Vermelho criticou o alto consumo, o tamanho da placa e o preço muito elevado, características que não são vantajosas para eles e não atraem a maior parte do público. Mesmo a RX 7900 XTX encostando na GPU Ada Lovelace topo de linha em alguns cenários, o chip da NVIDIA era o mais rápido.

Novo posicionamento da AMD no mercado

Com isso em mente, a AMD decidiu não disputar no segmento high-end nessa geração. Ainda no anúncio tímido durante a CES 2025, a empresa deixou claro que as Radeon RX 9070 seriam posicionadas como as melhores GPUs RDNA 4 e brigariam contra o segmento intermediário da NVIDIA, nesse caso as GeForce RTX 5070 e 5070 Ti.

A estratégia da AMD, desta vez, é parecida com o que fez com as Radeon RX 5000. A diferença agora é que o Time Vermelho aprendeu, as GPUs RDNA 4 trazem outras evoluções interessantes sobre as gerações anteriores, mesmo que não ofereça soluções entusiastas para os PC gamers.

Por enquanto, somente as RX 9070 e 9070 XT foram lançadas, mas a AMD ainda revelará a série RX 9060, já que ela é mencionada, de forma tímida, nos materiais de marketing da empresa.

Novo posicionamento da AMD com as placas de vídeo Radeon RX 9000 (Imagem: AMD/Divulgação)

Veja mais do CTUP:

  • Quais são as diferenças entre placas de vídeo NVIDIA e AMD?
  • Quanto você deve gastar em uma placa de vídeo?
  • Por que o Xbox Series X sumiu e não pode mais ser comprado no Brasil?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.