União Europeia adia tarifas sobre uísque e outros produtos dos EUA

A União Europeia anunciou, nesta quinta-feira (20/3), que irá adiar para abril a sua retaliação ao tarifaço sobre aço e alumínio imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ao grupo. Entre as tarifas que estavam previstas para serem implementadas em 31 de março, está a de 50% sobre o uísque americano. 

Segundo o porta-voz da UE, Olof Gill (foto em destaque), a decisão da Comissão Europeia é esperar a nova lista de tarifas que o governo norte-americano anunciou implementar no dia 2 de abril para, então, refinar a lista de produtos norte-americanos a serem tarifados.

“Isso proporciona tempo adicional para discussões com a administração dos EUA”, disse Gill.

A decisão europeia em adiar a implementação das tarifas acontece após a Cassa Branca informar que as negociações para evitar tarifas não começarão para valer até abril, de acordo Gill.

A UE já estava consultando seus 27 países-membros sobre os itens específicos que serão submetidos a novas tarifas. Uma lista de 99 páginas que abrange de lingerie a produtos de soja e peças de máquinas. No total, as autoridades europeias disseram que esperam impor tarifas sobre até € 26 bilhões (R$ 160 bilhões) em exportações.

“O objetivo da UE em adiar as tarifas é atingir o equilíbrio certo de produtos, levando em consideração os interesses dos produtores, exportadores e consumidores da UE. Só então os parceiros poderão se envolver em possíveis negociações”, explicou Olof Gill.

Taxa de 200%

No dia 13 de março, o presidente dos Estados Unidos usou a sua rede Truth Social para ameaçar taxar em 200% os produtos alcoólicos importados da União Europeia caso o bloco de países não retirar as tarifas aplicadas como retaliação aos EUA.

“A União Europeia, uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de aplicar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque”, escreveu Donald Trump.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.