Todo brasileiro tem ou já teve um par de Havaianas. Extremamente difundida no país, a marca também é reconhecida mundo afora por sua identidade tropical e coleciona parcerias de moda que levam um pouco do Brasil para o resto do globo.
Vem conferir!

Curiosidades sobre a Havaianas
- Lançada no Brasil em 1962, a Havaianas é de posse do grupo Alpargatas desde a fundação;
- A marca é prestigiada no Brasil e mundo, sendo um símbolo da moda praiana;
- Posicionada entre as etiquetas mais valiosas do Brasil, o faturamento da empresa atingiu R$ 1 bilhão no terceiro trimestre de 2024;
- O design do chinelo da Havaianas é inspirado em uma sandália de origem japonesa.
Saint Laurent (2019 e 2020)
No ano de 2020, a Havaianas levou o espírito praiano para uma das casas de moda mais emblemáticas do luxo parisiense. Ao lado da grife Saint Laurent (YSL), a etiqueta apresentou duas colaborações que levaram os chinelos para outro status.
Ambas em estampas animais, sendo uma de zebra e outra de onça, as sandálias foram assinadas por Anthony Vaccarello, designer belga e diretor criativo da maison. De acesso exclusivo, o modelo de zebra foi comercializado apenas na loja da YSL em Rive Droite, em Paris, e no e-commerce francês. A versão de oncinha foi incluída como parte da coleção de verão 2022, também criada pelo designer.


Bape (2021)
Saindo das praias para as ruas, a marca A Bathing Ape (abreviada como Bape) foi outra etiqueta notória a colaborar com a Havaianas. De forma repentina, a dupla pegou os fãs de streetwear literalmente “do nada” com uma coleção exclusiva de cinco modelos.
Três pares trazem a silhueta tradicional da marca brasileira com o design camuflado da Bape, nas cores azul, rosa e verde com marrom. Para inserir a nacionalidade japonesa, foram incluídas duas versões de um chinelo Tradi Zori, que remonta às sandálias usadas no Japão.
A colaboração foi lançada em nível global e como um modelo digno de hype. Um par do modelo azul pode custar até R$ 450, pelo valor de revenda.


Farm (2022 – 2024)
Quem diria que juntar duas marcas tão amadas pelos brasileiros poderia fazer tanto sucesso? Assim que anunciada a colaboração entre Havaianas e Farm, os brasileiros correram para garantir um par dessa colaboração que respira o clima tropical brasileiro.
As marcas colaboraram desde 2022 e, em todas as edições, as lojas das duas marcas não pararam de receber clientes atrás da icônica parceria. Alguns modelos estão até hoje disponíveis no site da FarmRio, enquanto todos anseiam por uma terceira edição da colaboração.


Dolce & Gabbana (2024)
Provavelmente a collab que mais balançou tanto os fãs de moda quanto os brasileiros, a coleção com a grife italiana Dolce & Gabbana está entre as mais marcantes do catálogo da Havaianas. Após ser esgotada em menos de 48 horas, a cápsula foi reabastecida com uma segunda edição no mês seguinte.
Foram quarto modelos apresentados pela parceria, com estampas animais e retrabalhando as maiólicas italianas — desenhos típicos do renascimento feitos em cerâmicas. Fora os chinelos de luxo, foi criada uma embalagem única contribuindo no valor do produto.


A Havaianas é uma das maiores empresas do setor de moda no Brasil. Por mais que possam soar “simples”, essas colaborações ajudam a estabelecer o país como um expoente da indústria a nível global, além de levar parte da nossa cultura para outras gigantes do mundo fashion.
Confira mais imagens abaixo: