Fundema instala ecobarreiras no rio Itajaí Mirim, em Brusque

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em parceria com a Secretaria de Obras, realizou a instalação de ecobarreiras em afluentes do rio Itajaí Mirim, em Brusque.

A ação teve início no mês de fevereiro, em dois pontos: um no bairro Jardim Maluche, no final do Ribeirão Azambuja, e o outro no bairro Steffen, ao lado do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen, no ribeirão da Cerâmica Reis.

Os equipamentos medem 10 metros e são colocados de uma margem a outra do rio, em pontos estratégicos que desempenham um papel crucial no auxílio da preservação do meio ambiente e na limpeza urbana, além de servir como base para fortalecer a educação ambiental de toda comunidade quanto à disposição correta dos resíduos.

O projeto é a continuidade da Parceria do Clima iniciado em 2015 com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, e está sendo parcialmente financiado com recursos provindos do Governo Alemão através de sua agência Engagement Global.

O Superintendente da Fundema, Cristiano Olinger explica que a instalação das ecobarreiras são importantes para a construção de uma consciência ambiental junto às comunidades. O foco principal é evitar que materiais como plástico, que levam anos para sua degradação, que acabam sendo lançados no curso d’água de forma incorreta, possam chegar ao Rio Itajai Mirim.

“Esses resíduos podem ser recolhidos antes de ir para os nossos rios, poluindo assim os oceanos, por isso o projeto da Ecobarreira é primordial para preservação do meio ambiente de nossa cidade”, pontua o Superintendente.

Engagement Global

A Engagement Global é uma agência que fornece informações, consultoria e apoio financeiro para o desenvolvimento de políticas públicas. A agência atua em parceria com indivíduos, organizações da sociedade civil, municípios, fundações e instituições do setor econômico e educacional.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

Adicionar aos favoritos o Link permanente.