Após petição com teor racista, juíza move ação contra advogado

A juíza Helenice Rangel Martins (foto em destaque), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), entrou com uma ação criminal por injúria contra o advogado José Francisco Abud. Ele teceu comentários racistas e desrespeitosos por meio de petição e e-mail.

Abud (imagem abaixo) escreveu que Helenice é “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”.

1 de 1

O Tribunal divulgou nota de repúdio às manifestações racistas direcionadas à magistrada, que é titular da 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, do TJRJ.

“As declarações proferidas pelo advogado José Francisco Abud são incompatíveis com o respeito exigido nas relações institucionais e configuram evidente violação aos princípios éticos e legais que regem a atividade jurídica”, afirmou o TJRJ.

Diante dos fatos, a Corregedoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ) pediu a exclusão do advogado José Francisco Abud pelos atos contra a magistrada.

O parecer da sindicância, aberta por determinação da presidente Ana Tereza Basilio, também solicitou a suspensão preventiva das atividades do advogado.

O presidente da OAB, Beto Simonetti, declarou que as atitudes que desrespeitam a magistratura, servidores e qualquer pessoa são incompatíveis com os valores que norteiam a profissão e não condizem com a conduta esperada de advogados e advogadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.