Trump cortará apoio à vacinação infantil em países em desenvolvimento

O governo Trump planeja encerrar o financiamento da Gavi, organização global de saúde que ajuda no fornecimento de vacinas para países de países em desenvolvimento. As informações constam em uma planilha obtida pelo jornal New York Times, que revela os planos de Trump para programas de ajuda externa.

A Gavi, criada há 25 anos, tem estimativa de ter salvado a vida de 19 milhões de crianças, contando com a ajuda dos 13% do orçamento americano.

No documento, que vem da Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional (USAID), são mostrados os cortes financeiros em organizações que compram vacinas para crianças e também a redução de programas que combatem a malária.

O governo norte-americano pretende manter a ajuda em programas que fornecem auxílio a nações que enfrentam guerras civis ou desastres naturais e financiar bolsas que pagam por medicamentos que tratam o HIV e a tuberculose.

Uma carta de apresentação anexada aos documentos alega que o que sobrou da USAID está com a maior parte do financiamento sendo cortada. Apenas 869 dos mais de 6 mil funcionários permanecem em atividade. A carta afirma que a administração de Trump optou por manter apenas 898 prêmios da USAID e encerrar 5.341, com os programas restantes somando um valor de US$ 78 bilhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.