Vídeo: moradores denunciam esgoto da Sabesp na Billings. Empresa nega

São Paulo — Moradores do Jardim Apurá, na zona sul de São Paulo, afirmam que uma Estação Elevatória da Sabesp está jogando esgoto na Represa Billings, que completa 100 anos nesta quinta-feira (27/3). Amostras coletadas por uma pesquisadora indicam contaminação por bactérias no reservatório, mas a companhia nega irregularidades e diz que a estação citada funciona normalmente.

O Metrópoles visitou o local alvo da denúncia nessa quarta-feira (26/3). No terreno ao lado da Estação Elevatória de Esgoto Davide Perez, é possível ver litros de água com tom amarelado jorrando com pressão de uma tubulação em direção à represa. Veja:

 

O líquido escorre até um trecho dominado por plantas aquáticas, que fazem divisa com o mato alto e os resíduos plásticos acumulados nas margens da Billings. A reportagem não conseguiu identificar visualmente se a tubulação pertence à estação elevatória, mas não há outras construções ao lado do terreno, além da própria estação.

O ativista Wesley Silvestre, de 37 anos, diz que as plantas aquáticas no local são sinais do acúmulo de esgoto na represa, já que a vegetação nasce em lugares com alta concentração de materiais orgânicos. “Além de ser um crime ambiental, isso é um crime contra o patrimônio e a administração”, diz.

Ele afirma que o problema acontece desde a inauguração do Conjunto Residencial Espanha, empreendimento habitacional entregue em 2018 pela Prefeitura de São Paulo no bairro.

As queixas sobre o líquido que jorra da tubulação foram levadas pelos moradores do bairro à pesquisadora Marta Marcondes, que coordena o Laboratório de Análise Ambiental do Projeto Índice de Poluentes Hídricos (IPH), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Alta concentração de bactérias

Ela coletou amostras da água naquele ponto e afirma que análises feitas com o material apontam para uma concentração alta de bactérias como Escherichia coli, o que indicaria contaminação por esgoto sem tratamento, segundo a professora. “Os resultados obtidos estão 200 vezes acima do que permite a legislação”, diz Marta.

3 imagens

Moradores afirmam que tubulação de estação elevatória da Sabesp joga esgoto na Billings, mas empresa nega

Represa Billings vista do bairro Jardim Apurá
1 de 3

Líquido escorre para Billings de tubulação ao lado de estação da Sabesp

Jessica Bernardo / Metrópoles

2 de 3

Moradores afirmam que tubulação de estação elevatória da Sabesp joga esgoto na Billings, mas empresa nega

Jessica Bernardo / Metrópoles

3 de 3

Represa Billings vista do bairro Jardim Apurá

Jessica Bernardo / Metrópoles

O Metrópoles questionou a Sabesp sobre o caso. Em nota, a companhia afirmou que a Estação Elevatória de Esgotos (EEE) David Perez recebe os efluentes gerados pela bacia onde está localizado o Residencial Espanha e que a operação acontece normalmente.

De acordo com a companhia, a estação segue os protocolos técnicos e ambientais estabelecidos, bombeando o esgoto para o tratamento adequado. “A unidade está sendo monitorada de forma contínua”, termina a nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.