Os 10 piores superpoderes do Universo Marvel

O Universo Marvel é repleto de superpoderes espetaculares, com as HQs mostrando diversos personagens voando, disparando rajadas de energia, lendo mentes e até controlando a própria realidade ao seu redor. É incrível a quantidade de heróis e vilões que trazem habilidades interessantes e que brilham nas diversas tramas e arcos.

  • Os 12 personagens mais esquisitos da Marvel Comics
  • 8 heróis mais subestimados da Marvel criados por Stan Lee

Porém, se temos alguns entre os melhores, isso significa que outros estão catalogados entre os piores. E é isso que nós do Canaltech reunimos por aqui: as habilidades mais ruins e que não ajudam em nada no combate ao crime ou para tentar dominar o mundo. 

A lista é baseada no conteúdo da ScreenRant, que traz diversos super-heróis e grandes vilões do Universo Marvel que passam vergonha com seus superpoderes. Seja ao lado dos Vingadores ou de grupos malignos, uma coisa é certa: a glória não será alcançada através de suas incríveis (e inúteis) técnicas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Sintonização de rádio

Em US 1 #1 (1983), a Marvel Comics nos apresenta a história de Ulysses Archer: um caminhoneiro que sofreu um grave acidente e sofreu danos próximos aos mortais na cabeça. Então, cientistas trocaram parte de seu crânio por uma liga metálica: o que gerou uma habilidade bem incomum ao personagem: sintonizar rádio.

Com seus dentes, ele pode ajustar a frequência de rádio e receber diversos tipos de transmissão. A situação pode trazer alguns problemas (passar por detector de metais é um desafio, além disso espera-se que ele não sofra bruxismo) e ela não serve em um confronto contra o Doutor Destino ou a Hydra. Porém, ao menos o US Archer é um talentoso engenheiro e a modificou para adicionar mais armas e compensar esta falha. 

Imagem da Marvel Comics
US Archer não é o melhor exemplo de superpoder de herói  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

9. Suor empático

O personagem Filfhy Frankie é um mutante com uma curiosa habilidade: seu suor expressa como ele se sente. E ele está suando o tempo todo, o que complica um pouco as coisas. Para sermos mais exatos, o suor do personagem não é uma mistura de água, mas sim de químicos expelidos pelo seu corpo. Se ele está feliz, uma fragrância doce e delicada pode ser sentida. Se está nervoso, está mais próximo de algo mais forte e pesado como um esgoto.

Ele apareceu pela primeira vez em X-Men Unlimited #2 (2004) e, apesar de ser um criminoso, nunca usou seus poderes em combate. O vilão tem alguns capangas enquanto tenta controlar seu próprio humor, então acaba não se tornando um problema tão grande: porém, imagina é um grande inconveniente que apenas a loteria das mutações do Universo Marvel pode nos fornecer. 

Imagem da Marvel Comics
Vilões costumam ser nojentos, mas Filthy Frankie atinge novo patamar  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

8. Geração de Calor nível 1

Nas HQs da Marvel temos personagens como o Tocha-Humana e Mancha Solar, que tem um incrível poder de gerar chamas e se transformaram em grandes heróis. Em Madrox #2 (2004) conhecemos a mutante Carol Campbell, que também tem essa capacidade. Porém, ao contrário deles, ela não é imune ao fogo que ela cria: o que queima a sua pele e consome sua vida até transformar tudo em cinzas.

Enquanto uns voam por aí exibindo seus poderes, Carol sequer gosta de falar sobre seus superpoderes. Quando sua pele queima junto às suas habilidades, além de sentir todo o calor, também tem a questão da agonia de ver seu corpo se desfazendo. Além disso, com o perdão do trocadilho, ela tem uma reputação “inflamada”: já que, diferente dos outros, ela se envergonha de sua herança mutante. 

Imagem da Marvel Comics
A imagem diz tudo: não é um superpoder que você vai querer  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

7. Criação de moedas

Você deve estar se perguntando como criar dinheiro pode ser um dos piores superpoderes do Universo Marvel, mas vamos lá: J. Pennypacker foi apresentado em NFL Superpro #10 (1992) e tinha diversos problemas com sua auto-estima. O contador então decidiu participar de uma iniciativa que o ajudasse a reconquistar a confiança em si mesmo. O que ele não sabia que isso era fachada, com um vilão conduzindo experimentos entre os convidados e criando diversos poderes.

A partir disso, ele vira o Almighty Dollar e seu poder é disparar moedas em qualquer um que esteja em seu caminho, em uma velocidade bem alta: com o impacto sendo superior a socos e chutes. Ele usou isso para derrotar o vilão, mas depois disso nunca mais foi visto nas HQs. É possível que tenha usado todas essas moedas para se tornar um ricaço, apesar de ser complicado carregar grandes quantias delas até o banco. 

Imagem da Marvel Comics
Imagina quanto de seu poder precisa para ficar rico  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

6. Geração de fios do umbigo

Estamos quase na metade da lista, então está na hora de mergulhar em poderes ainda mais esquisitos. Em The X-Cellent #3 (2023), o público conhece o herói Fluff: um mutante que tem o poder de gerar fios em seu umbigo. Simples assim. Ele também pode alterá-los quimicamente para se tornarem uma fumaça espectral, que não muda muito seu potencial de combate também. 

Apesar de sua habilidade extremamente sem sentido, o seu maior problema é ter uma grande confiança em si mesmo. Ele se gaba que as mulheres amam seus poderes e está mais interessado em encantar as garotas do que salvar o dia. Ainda que os outros estejam andando por aí, ele acabou morrendo ao ser teleportado para o alto de uma grande altura e caindo no chão em definitivo. 

Imagem da Marvel Comics
Fluff tinha poder e personalidade “únicas”  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

5. Manipulação de tempo localizada

Velocidad é um mutante que pode ser confundido com velocistas como Mercúrio e outros herois do Universo Marvel, mas seus superpoderes possuem um diferencial: ele não é mais rápido, ele pode manipular todo o tempo ao seu redor para correr em “câmera lenta”. Porém, sua história em Uncanny X-Men #527 (2010) mostra que o personagem continua envelhecendo normalmente. 

Quando seus poderes surgiram pela primeira vez, Velocidad não sabia controlá-los e todo o mundo ficou mais lento sob sua perspectiva: só ele que não. Preso nesta “dimensão” ele envelheceu até que Hope Summers apareceu para estabilizar suas habilidades e ajudá-lo a controlar. Porém, nada disso muda a natureza do poder: toda vez que o utiliza, seu corpo continua vivenciando o tempo normalmente e envelhecerá muito mais rápido que os demais heróis. 

Imagem da Marvel Comics
Envelhecer enquanto vê o mundo andar em câmera lenta deve ser sofrido  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

4. Superpoder de morsa

Apresentado em Defenders #31 (1984), Hubert é um vilão que é transformado por seu tio em uma morsa humanóide. Com isso, ele pode fazer tudo o que morsas fazem: ter uma força maior, durabilidade e a velocidade um pouco acima do comum. Ele decidiu usar isso para roubar e fazer maldades, mas não se mostra mais do que um inconveniente no dia dos super-heróis do Universo Marvel.

Para ter uma ideia, em sua “estreia”, ele se aliou ao Homem-Sapo e ao Coelho Branco (o que não é um grande sinal de sucesso, principalmente em HQs). Ele já enfrentou o Homem-Aranha, Deadpool e a Mulher-Aranha: sempre indo direto para a cadeia logo em seguida. Em seu peito há um W com as cores do arco-íris, mas isso não é muito mais importante do que a carreira vilanesca de Walrus. 

Imagem da Marvel Comics
Walrus faz tudo o que uma morsa faz e é sobre isso  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

3. O poder de compasso

Em Spider-Man #669 (2011) temos a trama da Ilha Aranha: que contou com o retorno do Chacal e a transformação de várias pessoas que ganham os poderes de Peter Parker em Nova Iorque. Isso escalou extremamente rápido, com heróis, vilões e cidadãos podendo escalar paredes, soltar teias etc.

No entanto, isso transformou as pessoas em criaturas aracnídeas com o passar do tempo. O Sr. Fantástico descobriu que só era afetado quem não tinha poderes e, ao invés de reverter a ação do vilão, ele criou uma vacina que dava ao povo um superpoder desimportante: de compasso. Todos que vivem na ilha de Manhattan possuem a habilidade magnética de se direcionar ao norte, algo muito bacana ao se acampar, mas inútil quando as ruas da cidade são numeradas. 

Imagem da Marvel Comics
Nem sempre Reed Richards é um grande gênio no Universo Marvel  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

2. Teletransporte da soneca

Edie Sawyer é uma garota que descobriu que pode se teletransportar, porém, toda vez que isso ocorre, seu corpo desaba de sono (com o tempo relativo à distância que ela percorreu). Simples assim, ela pode se mover para qualquer lugar do universo, mas quanto mais longe for, por mais tempo seu corpo dormirá.

A U-Go Girl, apresentada em X-Force #116 (2001) já tentou de tudo para aproveitar melhor suas habilidades: até tomar proporções absurdas de café para se manter acordada após usar o superpoder. Porém, isso apenas a deixou mais nervosa e acabou dormindo do mesmo jeito após se teleportar. 

Imagem da Marvel Comics
A verdadeira definição de trabalhar e dormir  (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

1. Esquecido no rolê

Quando falamos dos piores superpoderes do Universo Marvel, é impossível não mencionar o ForgetMeNot. O mutante tem o poder de fazer qualquer um que desvie seu olhar dele, nem que seja por uma questão de segundos, esqueça que ele exista. O poder de Xabi é literalmente deixar a existência.

Apresentado em X-Men: Legacy #300 (2014), ForgetMeNot participou de diversas aventuras e batalhas importantes do grupo. O problema é que ninguém se lembra dele. Para ter uma noção, até Charles Xavier teve de instalar um lembrete para se atentar na presença dele a cada hora. Ele é um exímio mutante e salvou o dia várias vezes, inclusive se sacrificou por Krakoa e impediu a invasão de Nimrod. Porém, ninguém sabe disso.

Imagem da Marvel Comics
ForgetMeNot é esquecível. Neste caso, literalmente (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Os piores superpoderes da Marvel

Vale notar que os piores superpoderes do Universo Marvel geralmente giram em torno dos X-Men. Isso ocorre por grande parte dos autores terem de criar uma legião de personagens com poderes, o que causa um certo grau de “preguiça” ou “má vontade”: gerando este tipo de atrocidades nas HQs. 

Já os demais, não há defesa alguma: foram ideias completamente ruins. Entre as habilidades que ninguém ia querer para si, estão:

  • Esquecido no rolê
  • Teletransporte da soneca
  • O poder de compasso
  • Superpoder de morsa
  • Manipulação de tempo localizada
  • Geração de fios de umbigo
  • Criação de moedas
  • Geração de calor nível 1
  • Suor empático
  • Sintonizador de rádio

Veja mais no Canaltech:

  • Demolidor Renascido: saiba tudo sobre o vilão Muse
  • Homem-Aranha 4: tudo o que sabemos do novo filme até agora
  • Qual foi o único dos X-Men a derrotar o Capitão América?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.