Conheça os 6 principais problemas das GeForce RTX 50

Toda nova geração de placas de vídeo é bastante aguardada pelos PC gamers. A NVIDIA estreou as GeForce RTX 50 recentemente, e elas chegaram com diferentes problemas, incluindo falta de estoque, preços nas alturas, drivers inutilizando placas e até mesmo problemas físicos, como a falta de algumas unidades de ROPs, causando perda de desempenho.

  • Comparativo entre placas da linha NVIDIA GeForce RTX
  • 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso

Já se passaram dois meses desde a estreia da geração de GPUs Blackwell, prometendo grande salto de desempenho com o auxílio de IA com o DLSS 4 em jogos, mas com pouca evolução considerando a performance bruta entre gerações.

6. Sem placas RTX 50 à venda

Sempre na transição de gerações, as placas de vídeo mais velhas começam a ter o estoque reduzido para dar espaço para as novas. O problema, desta vez, foi que, com a menor oferta de RTX 40 aliado ao estoque limitado das RTX 50, houve uma quantidade bastante limitada de oferta de GPUs em geral.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nos primeiros dias de lançamento, a própria NVIDIA chegou a alertar para a falta de estoque das RTX 5090 e 5080 e a fila de espera em alguns territórios chegou a passar de um mês. Rumores indicam que poucas GPUs foram enviadas às fabricantes parceiras e isso teria gerado essa situação com baixo estoque inicial.

Já é possível encontrar GeForce RTX 50 no mercado, se estiver disposto a pagar o alto preço (Foto: Brenno Barreira/CanalTech)

Isso foi algo ajustado e, somente dois meses depois do lançamento inicial, é possível encontrar as novas placas de vídeo da NVIDIA, mas com preços acima (às vezes muito acima) do sugerido pela empresa.

5. Problemas de drivers

Uma semana depois do lançamento das GeForce RTX 5090 e 5080, relatos sobre problemas de drivers começaram a surgir nos fóruns mundo afora. Somente dentro desse aspeco, foram dentificados diferentes problemas.

Houve relatos indicando que o sistema não reconhecia a GPU. Já outros diziam que não havia compatibilidade com a conexão PCIe 5.0, que estreou agora com as GPUs RTX 50. Houve ainda PC gamers que tiveram suas GPU inutilizadas por um momento, sendo necessário atualizar a BIOS da placa-mãe para reverter a situação.

A NVIDIA chegou a lançar correções para alguns desses problemas com novos drivers, mas alguns donos de RTX 50 ainda relatam que, por exemplo, ainda têm enfrentado problemas de tela preta. Ou seja, isso ainda não foi 100% corrigido.

4. Cabos derretendo

Se você acompanhou o lançamento da GeForce RTX 4090, deve lembrar do problema com o novo cabo de energia de 16 pinos, que sofria de superaquecimento e chegava a inutilizar algumas placas. Isso também aconteceu com a RTX 5090.

Em alguns casos, as placas foram inutilizadas pro isso (Imagem: Reddit)

Relatos sobre o cabo e conector queimando surgiram cerca de duas semanas após o lançamento da mais poderosa placa de vídeo da NVIDIA. Por conta disso, entusiastas como o Der8auer fizeram testes e comprovaram o superaquecimento de alguns dos fios desse conector de 16 pinos, mesmo em sua segunda geração. Isso aconteceu mesmo com o Time Verde afirmando que esse problema não voltaria a acontecer.

3. Problema físico no hardware das RTX 50

Essa foi a falha mais grave de todas listadas aqui, já que envolve um problema a nível de hardware. As GeForce RTX 5090, 5080 e 5070 Ti chegaram com menos ROPs que o anunciado e isso fez com que o desempenho dessas placas de vídeo fossem menor em relação à GPU sem falha.

Testes do Gamers Nexus mostram que a RTX 5080 sem falhas pode entregar até 11% mais desempenho (Imagem: Gamers Nexus)

Testes mostram que a RTX 5080, por exemplo, entrega até 11% menos performance em jogos. Esse foi um problema que a própria NVIDIA reconheceu, embora tenha afirmado que a perda média de desempenho fosse abaixo de 4% e que somente menos de 1% das GPUs fabricadas foram afetadas.

Não existe solução para esse tipo de problema. Por isso, o Time Verde recomenda que quem comprou um modelo que apresenta a falha, deve entrar em contato com as lojas ou fabricantes para fazer a troca do produto em questão.

2. RTX 5090 incapaz de processar PhysX

PC gamers mais antigos devem se lembrar da chegada da tecnologia PhysX da NVIDIA em 2008. Ela trazia física incrível para a época, mas ao custo de muito poder computacional da GPU. Por isso, não era incomum ver PCs com duas GPUs GeForce: uma principal e outra menos forte voltada somente para esses efeitos.

Com a chegada das RTX 50, a NVIDIA encerrou o suporte ao PhysX em 32-bit em quase todos os jogos que fazem uso da tecnologia e que rodem nas novas GPUs. Por conta disso, uma RTX 5090 perde muito desempenho, ficando atrás até de GPUs RTX 40 mais fracas em títulos com esse tipo de física simulada.

 

1. Adiamentos internos e insatisfação dos PC gamers

Este problema se trata mais de rumores. Informações não-oficiais dizem que, com exceção das duas GPUs topo de linha, as outras RTX 50 sofreram adiamentos internos. Isso teria acontecido com a RTX 5070 e os modelos de entrada RTX 5060 e 5060 Ti, que devem chegar entre abril e maio.

Não é difícil ainda encontrar reclamações da comunidade em relação à evolução geracional das GPUs Blackwell. Muitos ficaram furiosos com a alegação de Jensen Huang, CEO da NVIDIA, sobre o desempenho da RTX 5070, que alcançaria uma RTX 4090, mesmo tendo especificações muito menores. O maior foco em IA não foi algo que convenceu muitos PC gamers, embora seja bastante útil no cenário profissional e de criação de conteúdo.

Veja mais do CTUP:

  • O que é rasterização em jogos?
  • Qual é a melhor configuração de PC gamer para jogos competitivos?
  • O que é American Megatrends, que aparece sempre que você liga o computador?

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.