Quinho Tigre faz balanço de gestão que projetou a UPB nacionalmente

Dois anos à frente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o presidente Quinho Tigre, fará a transmissão do cargo nesta sexta-feira (28) ao presidente eleito Wilson Cardoso e à nova diretoria executiva. Em balanço de sua gestão, ele destaca a capacidade de diálogo, parcerias institucionais firmadas e conquistas que trouxeram ganhos reais aos municípios da Bahia e do Brasil, a exemplo da recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da compensação da desoneração do ICMS dos Combustíveis. Acrescido a isso, Quinho exerceu liderança nacional na luta pela redução da alíquota do INSS, que em 2024 trouxe a economia de R$12,5 bilhões aos municípios brasileiros, com a desoneração da folha de pagamento dos municípios com menos de 156 mil habitantes, que saíram de uma alíquota de 20% para 8% de contribuição naquele ano.

“Foram vitórias históricas que me deixam com a sensação de dever cumprido por poder contribuir com a luta municipalista, honrando a confiança dos nossos prefeitos e prefeitas”, destaca Quinho Tigre, ex-prefeito de Belo Campo, no Sudoeste baiano. Sob sua liderança, a UPB lançou o protesto que fechou prefeituras em diversos estados brasileiros contra a queda no repasse do FPM aos municípios, que resultou na recomposição feita pelo Governo Federal, com o ganho de 6,76% para o fundo ao final do ano de 2023.

Ele também enfrentou a queda de braço com o governo federal para aprovar no Congresso Nacional a desoneração da folha de pagamento das prefeituras. “O alinhamento político que tenho, por ser da base do governo, nunca impediu que eu defendesse questões caras para os municípios, mas me permitiu o diálogo para apontar erros que foram corrigidos e deram governabilidade aos municípios, a exemplo do que enfrentamos com a previdência”, pontuou o gestor ao relembrar as mobilizações em Brasília, a presença no Congresso Nacional e as reuniões com ministros e líderes partidários.

Quinho Tigre também avançou em parcerias com instituições que reconheceram o papel da UPB como entidade com maior capacidade de mobilização dos municípios no estado da Bahia. Foi assim que firmou cooperação técnica com Sebrae Bahia, Banco do Brasil, Caixa e Desenbahia, promovendo capacitações e operações de créditos para os municípios.  Com os órgãos de controle, a UPB adotou parcerias no sentido de orientar gestores e suas equipes técnicas no cumprimento de normas. Unindo esforços ao Ministério Público da Bahia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM) foi possível a construção do Painel da Transparência dos Festejos Juninos, que tornou-se uma referência no Brasil no quesito transparência pública, com a prestação de informações de forma voluntária pelas prefeituras, através da sensibilização da UPB junto aos prefeitos e prefeitas.

A gestão do presidente Quinho também inovou, com a criação do projeto UPB no Campo: Identidade Produtiva, que teve o objetivo de fortalecer e potencializar o desenvolvimento socioeconômico  dos municípios a partir da sua produção rural. Secretários municipais da agricultura e meio ambiente puderam ter uma consultoria especializada para promover ações que impulsionaram o setor. As capacitações no interior do estado e na capital também receberam um olhar especial, de toda diretoria da entidade, o que aproximaram a UPB dos municípios, com e realização de eventos que levaram orientações precisas e rico conteúdo para as prefeituras baianas com foco nas equipes de governo.

A relação construída com o Governo do Estado da Bahia também permitiu apresentar demandas dos municípios na área da Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Recursos Hídrica (seca) e Segurança. Ação intensificada, que culminou na realização do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, em janeiro deste ano, no Centro de Convenções Salvador. O evento reuniu no mesmo espaço diversos órgãos e secretarias estaduais para apresentar oportunidades e firmar parcerias com as prefeituras. Ocasião em que foram entregues 417 ônibus escolares aos municípios baianos.

“Sou grato aos meus colegas da Diretoria Executiva da UPB que nos ajudou a entregar tantas realizações e, em especial, à competente equipe dessa casa, que tem uma capacidade técnica fora de série. Pela presidência da UPB passaram figuras públicas que se consolidaram como prefeitos, deputados federais, estaduais e um governador que foi seu entusiasta, Lomanto Júnior, o que significa dizer que essa foi uma experiência ímpar, que me marca como gestor, político e municipalista. Afinal, a capacidade de transformar a vida das pessoas para melhor através da política é minha maior motivação”, expressa Quinho Tigre ao se despedir da função, tendo sido também diretor da entidade por duas oportunidades e vice-presidente na gestão anterior.

O post Quinho Tigre faz balanço de gestão que projetou a UPB nacionalmente apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.