Brasil recebe mais 104 deportados dos EUA pelo governo Trump

O governo federal recebeu nessa sexta-feira (28/3) mais 104 brasileiros repatriados que estavam nos Estados Unidos (EUA) e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza (Pinto Martins) e no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. No grupo, havia 79 homens e 25 mulheres. A maioria, 86,5%, tem entre 19 e 50 anos e havia sete crianças e adolescentes.

Dos 104 brasileiros do grupo, 76 foram transportados com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para Belo Horizonte (MG). Os outros ficaram em Fortaleza (CE).

Já em Fortaleza, o ministério verifica a situação vacinal dos deportados. Em Belo Horizonte, há contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir assistência médica.

Quatorze repatriados solicitaram abrigo ao chegarem ao Ceará. Outras quatro tinham restrições com a Justiça brasileira e foram encaminhadas para ficar sob custódia da Polícia Federal.

Programa de acolhimento

Como mostrado pela coluna Grande Angular, do Metrópoles, a Defensoria Pública da União (DPU) lançou o Programa Nacional de Acolhimento a Brasileiros Repatriados. O objetivo é garantir acesso à Justiça integral e gratuita, além de oferecer acolhimento humanizado a cidadãos brasileiros que retornam ao país em situação de vulnerabilidade.

Para aqueles que não têm um local para ficar quando chegam, o governo federal oferece estrutura de acolhimento provisório com alimentação e acomodação, além do custeio de passagens para o retorno às cidades de origem.

Com duração inicial de dois anos, o programa poderá ser prorrogado conforme a necessidade. Desde o início do mandato do presidente americano Donald Trump, estão sendo implementadas ações para fortalecer o retorno de imigrantes ilegais ao seus países de origem, como é o caso do Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.