O presidente Lula tem atuado, nos bastidores, para que o PT troque a atual tesoureira do partido, Gleide Andrade, após a eleição para o comando da sigla marcada para julho.
Segundo três petistas ouvidos pela coluna — entre eles, um ministro do governo—, Lula defende que o deputado estadual paulista Emídio de Souza seja o novo tesoureiro do PT.
Emídio é amigo pessoal de Lula. A esposa dele, a desembargadora do TRF-3 Gabriela Araújo, também é muito próxima da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
Se a articulação de Lula der certo, Emídio de Souza retomará ao cargo que já ocupou antes. O deputado paulista assumiu a tesouraria em 2017 e foi sucedido pela própria Gleide.
Tesoureira confrontou Lula
A tesoureira é do grupo político da ex-presidente do PT e atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Ambas têm atuado contra o candidato de Lula ao comando da sigla, Edinho Silva.
Gleide deixou clara sua resistência a Edinho durante uma reunião com Lula no apartamento funcional de Gleisi, em Brasília, no início de março, quando confrontou o presidente da República.
Conforme noticiou a coluna, em tom incisivo, a tesoureira questionou se Lula iria mesmo apoiar Edinho para a presidência do PT, mesmo ele sendo adversário interno de Gleisi, ministra recém indicada pelo presidente.
Procurado pela coluna, Emídio Souza disse desconhecer seu favoritismo junto a Lula. O deputado ressaltou ainda não estar “disputando” o cargo de tesoureiro do PT.