Professores vão receber capacitação após caso de racismo em escola

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) fará, nos próximos dias, capacitação sobre igualdade racial para os professores do Centro Educacional 4 do Guará. Na semana passada, foi denunciado um caso de incitação ao crime e discriminação racial dentro da escola.

A denúncia foi registrada na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) pela família de uma aluna negra, de 14 anos, contra um professor de geografia do 6º ano do ensino fundamental. O servidor público foi afastado após o episódio.


“Minha sobrinha relatou que o professor afirmou que deveria haver uma mudança de governo para eliminar metade da população negra deste país, alegando que negros devem morrer. Ela chegou a chorar durante a aula após ouvir esse comentário”, contou a tia da menina ao Metrópoles.


A formação da Sejus-DF integra o programa de Letramento Racial, conduzido pela Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir), e tem como objetivo preparar educadores para reconhecer, prevenir e combater o racismo no ambiente escolar.

A equipe da Sejus-DF foi recebida pelo diretor da unidade, Rogério Nunes, com quem discutiu medidas preventivas e educativas para fortalecer a cultura de respeito à diversidade.

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Capacitação antirracista será oferecida a professores do CED 4 do Guará

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Capacitação antirracista será oferecida a professores do CED 4 do Guará

Divulgação/Sejus-DF

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Capacitação antirracista será oferecida a professores do CED 4 do Guará

Tony Oliveira/ Agência Brasília

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou a importância da mobilização contínua contra o racismo. “Além da capacitação, a Sejus incentiva que casos de discriminação sejam denunciados e trabalha pela construção de políticas públicas que promovam a igualdade racial no Distrito Federal”, destacou.

Já o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo, afirmou que o letramento racial ajudará os docentes a valorizar a pluralidade e a implementar práticas pedagógicas inclusivas.

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