Concorrente da Zara, fast fashion H&M anuncia mais lojas no Brasil

Até o fim do ano, a Zara terá outra empresa internacional de fast fashion para concorrer em solo brasileiro, poucos anos após a Forever 21 encerrar as atividades no país. A rede sueca H&M já havia anunciado a estreia no Brasil para 2025, com uma loja e um e-commerce. Agora, tem outras duas unidades confirmadas: mais uma na capital paulista e a outra em Campinas (SP).

A novidade chega passada uma polêmica recente, pela decisão da varejista de usar inteligência artificial para reproduzir a imagem de alguns modelos. Vem saber mais detalhes!

Loja H&M
A H&M, até o fim do ano, será a mais nova chegada entre as varejistas de fast fashion internacionais

Chegada ao Brasil

A marca deve começar a operar no país no terceiro trimestre deste ano, período estratégico de vendas para o Natal. Na capital do estado de São Paulo, as lojas estarão nos shoppings Iguatemi e Anália Franco. Em Campinas, será no Parque Dom Pedro Shopping. Um centro de distribuição em Extrema (MG) já está contratando funcionários. As lojas também estão recebendo inscrições para as vagas.

Com a abertura do site nacional e dos pontos físicos, a rede expandirá a presença na América Latina, onde chegou em 2012, primeiro no México. Atualmente, a lista também inclui Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Peru e Uruguai. Os próximos serão El Salvador, ainda em 2025, e Paraguai, no próximo ano. O anúncio da chegada ao Brasil ocorreu em julho de 2023, e a primeira loja foi confirmada em setembro de 2024.

Fachada da loja H&M com vista para rua e roupas à mostra - Metrópoles
A chegada ao Brasil amplia a presença da H&M na América Latina

Concorrência do setor

A estreia da marca em solo nacional amplia a concorrência no segmento de fast fashion, com marcas como a espanhola Zara, a holandesa C&A, as nacionais Renner e Riachuelo, e a varejista on-line chinesa Shein. A estadunidense Forever 21, do mesmo setor, operou por oito anos no Brasil, de 2014 a 2022. Recentemente, declarou falência pela segunda vez, e o fechamento de todas as lojas nos Estados Unidos.

Fundada em 1947, a partir de uma única loja, a rede H&M tem mais de 3,7 mil pontos físicos atualmente em 78 mercados, além de vender on-line em 60, de acordo com dados de 2024. Além da etiqueta principal, que já lançou collabs com grandes estilistas e grifes, o H&M Group detém as marcas Cos, Weekday, Cheap Monday, Monki, & Other Stories, Arket, Singular Society e Sellpy.

Na galeria abaixo, veja cliques de algumas das parcerias com designers e marcas famosas:

5 imagens

Campanha de collab da H&M com Stella McCartney

Campanha de collab da H&M com Giambattista Valli
Campanha de collab da H&M com a Comme des Garçons
Campanha de collab da H&M com a Versace
1 de 5

Campanha de collab da H&M com a Mugler

H&M x Mugler/Divulgação

2 de 5

Campanha de collab da H&M com Stella McCartney

H&M x Stella McCartney/Divulgação

3 de 5

Campanha de collab da H&M com Giambattista Valli

H&M x Giambattista Valli/Divulgação

4 de 5

Campanha de collab da H&M com a Comme des Garçons

H&M x Comme des Garçons/Divulgação

5 de 5

Campanha de collab da H&M com a Versace

H&M x Versace/Divulgação

Modelos reproduzidos em IA

A varejista sueca protagonizou uma polêmica recentemente, depois de informar que vai criar réplicas digitais, ainda em desenvolvimento, de 30 modelos por meio de inteligência artificial. A reprodução ocorrerá com consentimento dos profissionais e suas respectivas agências. A ressalva, no entanto, não foi suficiente para evitar críticas do público, preocupado com a proteção do trabalho humano, entre outros fatores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.