Exército abre concurso com 1.125 vagas de nível médio. Saiba mais

O Exército Brasileiro publicou, no Diário Oficial da União (DOU), nessa segunda-feira (31/3), o edital para o concurso de admissão à Escola de Sargentos das Armas (ESA), com 1.125 vagas de nível médio para o ano de 2026.

As inscrições podem ser realizadas até 18 de maio, exclusivamente pelo site oficial da instituição. A taxa de inscrição é de R$ 95.

3 imagens

1 de 3

CB Estevam/Exército Brasileiro

2 de 3

CB Estevam/Exército Brasileiro

3 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)

Vagas e requisitos

O concurso oferece 1.015 vagas para a área geral, 80 para a área de saúde e 30 para a área de música. Podem participar candidatos de ambos os sexos, desde que atendam aos requisitos de idade.

Para a área geral, a idade mínima é de 17 anos e a máxima é de 24 anos até 31 de dezembro de 2026. Já para as áreas de saúde e música, o limite de idade é estendido para 26 anos.

Etapas

O processo seletivo será composto por diversas fases. Em 28 de setembro, os candidatos deverão realizar provas objetivas e uma redação.

Além disso, aqueles que se inscreverem para a área de música deverão participar de um Exame de Habilitação Musical, realizado conforme a classificação do candidato, respeitando a distribuição por naipes e a posição obtida no exame intelectual.

Outras etapas do concurso incluem inspeção de saúde, exame de aptidão física (EAF), avaliação psicológica e a comprovação dos requisitos para a matrícula.

Matrícula e classificação

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão designados para uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (Uete), conforme sua classificação final e a escolha feita na lista de preferências.

A homologação do resultado final do concurso está prevista para ocorrer até 15 de maio de 2026.

O concurso visa selecionar candidatos para os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos, com previsão de início em 2026/2027.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.