Val Kilmer: relembre a trajetória do astro de Top Gun e Batman

Val Kilmer, um dos grandes nomes de Hollywood entre as décadas de 1980 e 1990, morreu na terça-feira (1º) aos 65 anos. A estrela de filmes como Top Gun – Ases Indomáveis (1986) e Batman Eternamente (1995) lutava desde 2015 contra um câncer de garganta e faleceu de pneumonia em sua residência em Los Angeles.

  • Top Gun: Maverick | Conheça os caças que aparecem no filme com Tom Cruise
  • Top Gun: Maverick | O que é a velocidade de Mach 10 que o personagem alcança?

Segundo de três filhos, Val Edward Kilmer nasceu em 1959, em Los Angeles, Califórnia, no seio de uma família descendente de suecos e irlandeses. Embora tenha tido uma infância pacata e amorosa, o galã precisou lidar ainda cedo com grandes perdas, como o divórcio dos pais quando tinha apenas 8 anos e a morte do irmão, que sofria de epilepsia e se afogou em uma jacuzzi aos 15 anos.

Dos palcos para os arrasa-quarteirões de Hollywood

Val Kilmer e Tom Cruise em cena do filme Top Gun – Ases Indomáveis (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Apaixonado pelo mundo das artes, Kilmer sonhava em ser ator desde pequeno e dedicou-se tão precocemente para a dramaturgia que, durante os anos 1980, tornou-se a pessoa mais jovem a ser aceita na Divisão de Drama da Juilliard School, uma das mais renomadas escolas de artes dos Estados Unidos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O sucesso no teatro o levou pouco a pouco para as telonas e fez com que, em 1984, estrelasse o filme Top Secret! – Superconfidencial em que deu vida ao astro de rock americano Nick Rivers; em 1985 o filme Academia de Gênios, em que interpretou um estudante de Física superdotado; e, em 1986, o blockbuster de toda uma geração, Top Gun – Ases Indomáveis, em que vivenciou um dos papéis mais memoráveis de sua carreira.

Na pele do tenente Tom “Iceman” Kazansky, um dos alunos da Top Gun, Kilmer fez fama como o antagonista de Tom Cruise e alcançou um status de galã e estrela em ascensão que lhe rendeu trabalho em outros importantes e populares longa-metragens, como a aventura de alta fantasia Willow (1988) e o musical biográfico The Doors (1981).

Neste último, inclusive, o ator incorporou o astro Jim Morrison, em uma atuação até hoje muito aclamada pela crítica e pelo público por sua entrega apaixonada e bastante verossímil.

Nos sets de filmagem de Willow, Kilmer conheceu a atriz Joanne Whalley com quem foi casado entre 1988 e 1996 (Imagem: Divulgação/MGM)

Um Batman inesquecível

No início dos anos 1990, Val Kilmer esteve ainda presente em títulos como Coração de Trovão (1992) e O Grande Assalto (1993), mas voltou de fato a ganhar os holofotes em Batman Eternamente (1995), quando deu vida a ninguém menos do que o super-herói homônimo dos quadrinhos.

Com a responsabilidade de assumir o lugar de Michael Keaton, muito elogiado por sua interpretação de Cavaleiro das Trevas, Kilmer fez bonito no filme de Joel Schumacher, embora não tenha voltado para uma sequência, deixando o cargo nas mãos de George Clooney em Batman e Robin (1997).

Ao filme de super-herói se seguiram-se outros grandes títulos da carreira do ator como A Ilha do Dr. Moreau (1996) e O Santo (1997) e, já na década de 2000 e 2010, Alexandre (2004) e Boneco de Neve (2017).

Galã também já viveu Bruce Wayne, milionário cuja identidade secreta é o Batman, nos cinemas (Imagem: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

Doença e problemas na fala

Em 2015, Val Kilmer entrou em uma batalha contra um câncer de garganta, revelada ao público apenas dois anos depois, em 2017. O ator passou então por um procedimento na traqueia que reduziu consideravelmente sua voz, deixando sua fala parecida a um ruído metálico e baixo.

A mudança, além das constantes complicações médicas (em 2020 o ator passou a comer por meio de uma sonda de alimentação), fizeram com que o astro se afastasse definitivamente da indústria, retornando apenas para uma participação especial no filme Top Gun: Maverick (2022).

Em 2022, astro fez uma participação especial no longa-metragem Top Gun Maverick (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

No longa, o ator deu vida novamente ao personagem Iceman, que na história também sofre de câncer terminal e, amparado pela esposa, morre pouco depois de reencontrar seu antigo “inimigo”, Maverick Mitchell.

Na vida real, Kilmer – outrora casado com a atriz Joanne Whalley, que conheceu nos sets de filmagem de Willow –, deixou um casal de filhos com sua partida, além de um livro de memórias e dezenas de trabalhos em longa-metragens, séries de TV, peças de teatro, jogos de videogame e clipes.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.