Hugo Motta confirma criação do GT da Reforma Administrativa

Em reunião com o deputado Zé Trovão (PL-SC), nesta quarta-feira (2/4), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que será criado até o final deste mês Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa. Antes desse prazo, a Câmara precisa instaurar as comissões especiais.

De acordo com fontes que participaram da reunião, Hugo Motta deixou claro que essa é a pauta dele e a expectativa é de aprovação até o final do ano.

O Metrópoles divulgou, na coluna do Igor Gadelha, que para interlocutores de Motta a reforma administrativa seria um dos poucos “grandes projetos” que não saíram do papel no Congresso Nacional, no qual o novo presidente da Câmara poderia avançar.

O GT tem, pelo regimento, o prazo de 60 dias. Mas Zé Trovão, que está à frente da articulação da demanda, pediu ao presidente da Casa 120 dias. Entretanto, aliados de Motta entendem que o avanço de uma pauta como a Reforma Administrativa não depende apenas da vontade do presidente da Câmara. Seria necessário o apoio dos líderes partidários e do governo.

Trovão vem negociando o debate da pauta na Câmara desde o ano passado. Além de Motta, o deputado já tem reunião marcada para a próxima terça-feira (8/4), com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.

De acordo com interlocutores, integrantes da pasta não são favoráveis à proposta e pediram à Câmara mais informações sobre a reforma que prevê a modernização do serviço público, o que inclui mudanças no Congresso Nacional.

Alguns nomes já foram ventilados para participar do GT como o deputado Arthur Maia (DEM-BA), que foi o relator da Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro (PEC 32/20). Além dele, nomes da esquerda também foram cogitados, como Pedro Campos (PSB-PE) e Jonas Donizete (PSB-SP).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.