O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão federal responsável por alertar contra desastres naturais no Brasil, nesta sexta-feira (4/4), emitiu alertas para situações de grande risco em decorrência dos temporais previstos para a região Sudeste do Brasil até domingo (6/4).
O órgão decretou o alerta mais alto nível de alerta no relatório para a região de Petrópolis por causa da previsão de chuvas persistentes no sábado (5/4) e no domingo (6/4).
Segundo o Cemaden, Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) também estão sob novos alertas de riscos geo-hidrológicos, com risco alto para deslizamentos, principalmente no fim de semana. Também foi reforçado o risco alto para áreas urbanas do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Epírito Santo.
Os alertas do Cemaden são feitos para as Defesas Civis estaduais e municipais.
Situações de risco na sexta-feira
Segundo a previsão do Cemaden, a partir desta sexta-feira, algumas regiões do interior e do litoral paulista, além da capital carioca, a região serrana do Rio tem alta possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios.
Risco alto:
Região Sudeste: São Paulo e São José dos Campos (SP), com ênfase aos municípios litorâneos da Baixada Santista e Litoral Norte paulista; Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ).
As chuvas fortes podem causar enxurradas e inundações em rios urbanos e rurais.
Risco moderado:
Região Sudeste: regiões como Campinas e Sorocaba (SP), com ênfase ao litoral sul paulista; Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campo dos Goytacazes (RJ), e Cachoeiro do Itapemirim (ES) podem sofrer alagamentos pontuais devido a pancadas de chuva intensas.
Região Nordeste: regiões como São Luís (MA) e Fortaleza (CE) podem sofrer inundações pontuais.
Região Norte: regiões como Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA), com destaque para as áreas metropolitanas podem sofrer inundações pontuais devido a pancadas de chuva intensas.
Lista de risco geológico:
Risco alto:
Região Sudeste: Petrópolis, Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa (RJ), São Paulo e São José dos Campos (SP) estão em alerta para deslizamentos de terra, especialmente em encostas suscetíveis.
Risco moderado:
Região Sudeste: Juiz de Fora, Pouso Alegre (MG), Macaé-Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes (RJ) e Cachoeiro do Itapemerim (ES) também enfrentam riscos, embora em menor escala.
Região Nordeste: Fortaleza (MG) tem alerta para deslizamentos de terra em áreas suscetíveis.
Região Norte: Manaus (AM) pode sofrer com deslizamentos de terra.
O boletim ainda alerta que a situação deve piorar no fim de semana. Em decorrência do acumulado expressivo de chuvas, parte da Região Serrana do Rio de Janeiro, especialmente Petrópolis, com risco muito alto para inundações.